Africanos Identidade Etnica
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
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1. Ardras, minas e jejes, ou escravos de "primeira reputação": políticas africanas, tráfico negreiro e identidade étnica na Bahia do século XVIII
Resumo: Em 1715, um viajante francês comentou que Salvador parecia uma "nova Guiné", devido à diversidade de origem dos escravos. Malgrado essa diversidade, Salvador guardava uma alta concentração de africanos escravizados que compartilhavam origens similares. Estes escravos vinham principalmente do golfo do Benim, a segunda maior região escravista na
Almanack. Publicado em: 2016-04
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2. Há duzentos anos: a revolta escrava de 1814 na Bahia
As rebeliões escravas que ocorreram na Bahia na primeira metade do século XIX tiveram significativa participação de africanos escravizados trazidos do Sudão Central, região que desde o começo do Oitocentos se tornara cenário de conflitos políticos de base religiosa, iniciados com o jihad de 1804 liderado por Usuman dan Fodio. Milhares de vítimas de
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-06
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3. Ressignificando identidades: um estudo antropológico sobre experiências migratórias dos estudantes africanos no Brasil
Partindo do pressuposto de que alteridade é um fenômeno universal e de que todos os grupos constroem categorias para classificar a si e ao outro, no presente artigo faz-se uma reflexão sobre a experiência singular de imigração estudantil no Brasil, a partir de uma perspectiva relacional que busca analisar as percepções e as configurações identitár
REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum.. Publicado em: 2012-06
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4. Filhos da independência: etnografando os estudantes bissau-guineenses do PEC-G em Fortaleza-CE e Natal-RN
Filhos da Independência busca compreender o universo dos estudantes guineenses do Programa Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G) nas cidades de Fortaleza/CE e Natal/RN com relação às estratégias de convivência e adaptação. O aluno estrangeiro selecionado neste programa cursa gratuitamente a graduação nas IES. Em contrapartida, deve atender
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011
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5. Cruzando o Atlântico : a construção da identidade Mina entre forras e escravas no pequeno comércio de Vila Rica, 1753 a 1797 / Crossing the Atlantic : the construction of Mina identity among freed and slave women involved in small scale commerce in Vila Rica, from 1753 to 1797
Neste trabalho estudamos as escravas e libertas do grupo étnico Mina que atuaram no pequeno comércio de Vila Rica entre os anos de 1753-1797. Enfatizaremos como um saber aprendido ainda na África, atuação no pequeno comércio, foi utilizado por tais mulheres para construir uma identidade relacionada ao passado e em torno da procedência comum, como tamb
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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6. Identidades viajeiras : família e transnacionalismo no contexto da experiência migratória de moçambicanos para as minas da terra do Rand, África do Sul
A partir da análise antropológica da experiência migratória de moçambicanos para a África do Sul, em particular para as minas de ouro, platina e carvão, a presente tese busca compreender as dinâmicas migratórias internacionais no contexto da economia capitalista e procura olhar essa realidade a partir de uma perspectiva teórica das migrações circ
Publicado em: 2010
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7. Imigrantes negros africanos dos PALOP e negros brasileiros: a identidade étnica construída na imprensa de Portugal e do Brasil
As its main purpose this thesis presents, not only how the ethnic identity of the African black immigrants from the PALOP -Portuguese-speaking African Countries - and their descendents is built in the Portuguese Newspapers Público, Correio da Manhã e O Expresso, in 2003, 2004 and 2005, as well as the ethnic identity of the Brazilian black men in the magazi
Publicado em: 2008
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8. "O mito atlântico" : relatando experiências singulares de mobilidade dos estudantes africanos em Porto Alegre no jogo de construção e reconstrução de suas identidades étnicas / Relatando experiências singulares de mobilidade dos estudantes africanos em Porto Alegre no jogo de construção e reconstrução de suas identidades étnicas
A partir da aplicação do método etnográfico que envolve a observação participante e a realização de entrevistas abertas, a presente pesquisa faz um estudo antropológico sobre as experiências singulares de deslocamento de estudantes universitários, provenientes de diferentes países africanos, matriculados em Instituições de Ensino Superior, loca
Publicado em: 2007
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9. Etnias de africanos na diáspora: novas considerações sobre os significados do termo 'mina'
Partindo do questionamento de um trabalho da historiadora americana Gwendolyn Midlo Hall, o autor analisa os vários significados do termo "mina" na África e na diáspora. Desta forma, demonstra a importância do profundo conhecimento da documentação, assim como da nomenclatura para poder perceber as nuances de um termo que pode designar lugares e grupos
Tempo. Publicado em: 2006-01
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10. "We are the brother congueiro": an study about congadas in XXI century in São Paulo / "Nóis somo irmão congueiro": estudo sobre congadas no século XXI em São Paulo
Esta dissertação tem como objeto uma prática cultural denominada genericamente por congada, compreendida aqui como cultura popular afro-brasileira. Tal prática tem uma origem histórica ligada aos cortejos festivos que ocorriam por ocasião da coroação de reis africanos no Brasil. Ainda dentro do sistema escravista, as eleições do casal real eram rea
Publicado em: 2006
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11. Africanos no cativeiro e a construção de identidades no alem-mar : Vale do Paraiba, seculo XIX
Este trabalho procura abordar o processo de formação de identidades entre atricanos, no sudeste escravista do século XIX, considerando a dinâmica de atribuição, incorporação e rejeição de referências dentitárias na prática cotidiana. O foco se centra no universo rural do Vale do Paraíba sul-fluminense, através da análise de uma série de proc
Publicado em: 2002
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12. "Com o Pé sobre um Vulcão": Africanos Minas, Identidades e a Repressão Antiafricana no Rio de Janeiro (1830-1840)
Este artigo busca retratar o terror que assomou os moradores brancos da cidade do Rio de Janeiro quando do êxodo crescente de africanos ocidentais da cidade de Salvador, na Bahia, para o Rio de Janeiro, principalmente após a derrota do levante malê de 1835. Discute também a questão das identidades políticas construídas pelos africanos ocidentais ocult
Estudos Afro-Asiáticos. Publicado em: 2001