Alencar Jose De Critica E Interpretacao
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1. Iracema de José de Alencar: estudo histórico - historiográfico da língua portuguesa no século XIX
O Brasil, após três décadas de domínio português, chega ao século XIX sequioso por se libertar politicamente e de tudo o que lhe lembrasse o jugo imposto por Portugal. Nesse período, o Brasil recebe influências de outros povos, além dos portugueses, que apresentam novas perspectivas culturais, que ocasionam mudanças nas condições intelectuais e m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2012
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2. O quebra-nozes de Machado de Assis: crítica e nacionalismo / The Machado de Assis nutcracker: criticism and nationalism
Esta tese visa a analisar três perspectivas nacionalistas oferecidas pela obra crítica de Machado de Assis. Buscamos, inicialmente, a feição intelectual do jovem Machado no interior do projeto romântico-nacionalista, com o qual estava alinhado e do qual se afastaria paulatinamente. Para tanto, foi cotejado, inicialmente, com dois militantes daquele naci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/10/2011
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3. Teatro e identidade nacional: as representações das alteridades na obra dramática de José de Alencar / Theater and national identity: the representations of otherness in the dramatic work of José de Alencar
O século XIX, no Brasil, foi marcado por uma tentativa de construção de uma identidade nacional e cultural num país pós-independência. Neste panorama, José de Alencar destaca-se, entre outros papéis que exerceu, como significativo romancista e contribui para a formação de um sistema literário em nosso país. Porém, é na obra dramática alencaria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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4. Senhora, de José de Alencar: do folhetim ao romance
A presente dissertação tem o objetivo geral de desenvolver um estudo analítico interpretativo do romance Senhora, do romancista José de Alencar em confronto com o folhetim, gênero jornalístico do século XIX. O objetivo central é verificar a presença das características da composição folhetinesca no romance Senhora, entendendo que o escritor inici
Publicado em: 2010
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5. Rastros da leitura, trilhas da escrita: o leitor em Pedro Nava e Graciliano Ramos
Esta tese trata dos modos como o leitor aparece em textos literários, particularmente nas obras Balão cativo, de Pedro Nava, e Infância, de Graciliano Ramos. Para tanto, teve-se como orientação fundamental para o trabalho perguntas como o que é o leitor, o que faz o leitor de um texto quando lê, originadas das teorias sobre o leitor formuladas pela te
Publicado em: 2010
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6. Perfis femininos da sociedade brasileira em romances de Macedo, Alencar e do jovem Machado
Esta dissertação tem como proposta pesquisar a representação da sociedade oitocentista brasileira através de perfis femininos presentes na literatura da época. Para tanto, escolhemos três personagens centrais de romances de Alencar, Macedo e do jovem Machado, sendo uma de cada autor. O ponto de partida para esta investigação foi compreender a socied
Publicado em: 2009
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7. A visão bernardina do índio n O Ermitão do Muquém
Bernardo Guimarães launches in 1858 the novel O ermitão do Muquém, which opens the sertanismo in our literature. In this study we analyze how this novel introduces the figure of the inlander in our literature to the detriment of the Indian figure, which until the period was the person elected to represent the nationality of our literature. We looked for s
Publicado em: 2009
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8. A figura histórica e ficcional do gaúcho : O gaúcho, de José de Alencar, E perseguição e cerco a Juvencio Gutierrez, de Tabajara Ruas
A dissertação analisa as conexões existentes entre as figuras histórica e ficcional do gaúcho, a partir de um corpus literário composto pelas obras O gaúcho, de José de Alencar, e Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez, de Tabajara Ruas, visando identificar e discutir os desvios existentes entre história e ficção e as mudanças na significaç
Publicado em: 2008
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9. O cinzel do Deus cuidadoso : variações sobre José de Alencar
O presente trabalho se propõe a ler os romances O Guarani, Iracema e Ubirajara, de José de Alencar, como um conjunto alegórico, coeso, que firma uma proposição de brasilidade, única dentro do nosso Romantismo. Buscam-se dentro do texto alencariano o percurso dos elementos que formam as alegorias da impossibilidade brasílica, que tornam a fundação da
Publicado em: 2007
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10. Gênero e etnicidade no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis
Neste trabalho, procurarei uma leitura do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, que evidenciasse a denúncia da condição de desigualdade a que as mulheres e os africanos e seus descendentes estavam submetidos, no Brasil oitocentista, em decorrência do regime patriarcal. Para tanto, analisarei a construção dos personagens, principalmente os negros,
Publicado em: 2007
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11. Ubirajara: ficção e fricções alencarianas
O presente trabalho corresponde a um estudo do romance Ubirajara, escrito por José de Alencar. Esse romance veio completar seu projeto indianista, iniciado com O Guarani e Iracema, porém sob uma nova perspectiva, pois retratava a imagem do selvagem nobre e puro, antes da chegada dos europeus.Ubirajara diferencia-se também pela estrutura, pelo processo de
Publicado em: 2006
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12. O vocabulário alencariano de O Sertanejo: uma análise léxico-semântica
Neste trabalho, realizamos um estudo léxico-semântico dos substantivos representativos do campo léxico da flora e da fauna na obra O sertanejo, de José de Alencar, com o objetivo de verificar aspectos do léxico utilizado por Alencar na configuração do espaço geográfico denominado, por ele, sertão. Objetivamos demonstrar, ainda, que a formação des
Publicado em: 2006