Alvarenga Oneyda
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. O MANUSCRITO INÉDITO “SÍNCOPA” DE MÁRIO DE ANDRADE E SUA BIBLIOTECA
Resumo Imerso em um longo estudo sobre a cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade publicava, em 1928, duas de suas obras mais lidas: Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e o Ensaio sobre música brasileira. Na segunda, ao se aprofundar em uma das questões sobre a rítmica, promete a seus leitores um livro sobre seu ponto central: “a s
Sociol. Antropol.. Publicado em: 20/12/2019
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2. CURT LANGE Y MÁRIO DE ANDRADE: MÚSICA, RADIODIFUSIÓN PÚBLICA Y POLÍTICA CULTURAL EN LA DÉCADA DE 1930
Resumo Na década de 1930 o musicólogo teuto-uruguaio Francisco Curt Lange (1903-1997) estabeleceu importante correspondência epistolar com Mário de Andrade, intensificada desde 1935, quando este é nomeado diretor do Departamento Municipal de Cultura e Recreação de São Paulo durante a administração de Fábio Prado. Esta correspondência teve como ei
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
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3. Música de Feitiçaria no Brasil
Resumo “Música de Feitiçaria no Brasil” resulta de uma conferência lida por Mário de Andrade na Associação Brasileira de Música, no Rio de Janeiro, em 1933. O autor não chegou a concluir a revisão para sua publicação. Disso se encarregou Oneyda Alvarenga, que organizou, com o texto da conferencia e com parte da documentação conexa, o volume
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 24/07/2017
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4. Oneyda Alvarenga escreve a Mário de Andrade
As cartas de Oneyda Alvarenga endereçadas ao escritor Mário de Andrade são objetos-lembranças, objetos-relíquias, dotados da potencialidade de lembrar a relação de educação, trabalho e amizade que os uniram. Além disso, essas cartas são documentos literários marcados por uma escrita de si, no sentido apontado pelo filósofo Michel Foucault, que p
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
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5. A atuação da Discoteca Oneyda Alvarenga na construção do patrimônio imaterial: revendo uma trajetória
Este artigo apresenta o histórico, a organização e o significado da Discoteca Oneyda Alvarenga, bem como o trabalho realizado pela instituição, em termos dos processos de construção do patrimônio cultural imaterial, evidenciando a sua originalidade e inovação em acervos musicológicos e etnográficos. A constituição do acervo etnográfico, com gr
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2013-12
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6. Mário de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith: as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural
A proposta deste artigo é, a partir da reunião de focos correlatos de pesquisas, esboçar, no panorama americano dos anos 1930 e 1940, o interesse que tinham o brasileiro Mário de Andrade, o teuto-uruguaio Francisco Curt Lange, e o norte-americano Carleton Sprague Smith no Americanismo musical. Trazendo à luz a correspondência escrita desses três music
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
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7. A menina boba e a discoteca / The silly girl and the music library.
This dissertation proposes to analyze, interpret and highlight the performance of the musicologist Oneyda Alvarenga, as director of São Paulo Municipal Public Record Collection (current Oneyda Alvarenga Record Collection), bringing to light his profile of poet, musicologist and ethnologist, and of Mario de Andrade, as Director of the City Department of Cult
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
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8. Ôh filhos da mamãe preta das senzalas: uma pedagogia da corporalidade gingando sincopado nas danças dramáticas de Mário de Andrade. / Oh sons of the "black mum" of the sensalas: an education of the corporalidade of syncopated swinging of the body in the dramatic dances of Mário of Andrade.
Esta pesquisa tem como foco o estudo etnográfico empreendido por Mário de Andrade em torno das tradições populares brasileiras relativas a música e a dança no período compreendido nas décadas de 20 e 30 do século passado, posteriormente compilado por Oneyda Alvarenga nos três tomos que veio a compor a obra Danças Dramáticas do Brasil. Analisa ain
Publicado em: 2011
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9. A Discoteca Pública Municipal de São Paulo (1935-1945) / The Public Recorder Collection of São Paulo (1935-1945)
Em 1935, a Prefeitura de São Paulo criou, com a participação de Mário de Andrade, o Departamento de Cultura. O próprio modernista acabou assumindo o cargo de primeiro chefe do órgão. Em sua estrutura foi criada a Discoteca Pública Municipal, que era dirigida por Oneyda Alvarenga. Órgão ativo de pesquisa inserido no projeto de música nacional de M�
Publicado em: 2009
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10. As cores da amizade na escrita epistolar de Anita Malfatti, Oneyda Alvarenga, Henriquetta Lisboa e Mario de Andrade
Considerada virtude cardinal nas sociedades antigas e modalidade ideal de relação com o outro, a amizade, contemporaneamente, não possui o mesmo prestígio de outrora. Esta tese pretende recuperar a discussão sobre o tema, sublinhando a importância da presença da mulher nesse vínculo intersubjetivo. Ademais, reflete sobre as formas de construção da
Publicado em: 2004