Ambiente Inteligente De Aprendizado
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1. NeuroFSM: aprendizado de Autômatos Finitos através do uso de Redes Neurais Artificiais aplicadas à robôs móveis e veículos autônomos / NeuroFSM: finite state machines learning using artificial neural networks applied to mobile robots and autonomous vehicles
A navegação autônoma é uma tarefa fundamental na robótica móvel. Para que esta tarefa seja realizada corretamente é necessário um sistema inteligente de controle e navegação associado ao sistema sensorial. Este projeto apresenta o desenvolvimento de um sistema de controle para a navegação de veículos e robôs móveis autônomos. A abordagem util
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/07/2012
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2. Sistema neural reativo para o estacionamento paralelo com uma única manobra em veículos de passeio / Neural reactive system for parallel parking with a single maneuver in passenger vehicles
Graças aos avanços tecnológicos nas áreas da computação, eletrônica embarcada e mecatrônica a robótica está cada vez mais presente no cotidiano da pessoas. Nessas últimas décadas, uma infinidade de ferramentas e métodos foram desenvolvidos no campo da Robótica Móvel. Um exemplo disso são os sistemas inteligentes embarcados nos veículos de pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
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3. Projeto e construção de um barco inteligente com integração INS/GPS e bússola
Este trabalho apresenta o projeto e construção de um barco inteligente, ou seja, com a capacidade de aprendizado e autônomo. Neste trabalho foi desenvolvida uma plataforma náutica dotada de sensores de posicionamento e de orientação visando gerar uma solução de navegação autônoma capaz de seguir uma trajetória pré-definida por um usuário. O bar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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4. Predição de Dados Estruturados Utilizando a Formulação Perceptron com Aplicação em Planejamento de Caminhos
O problema de planejamento de caminhos apresenta diversas subareas, muitas das quais ja extensamente abordadas na literatura. Uma dessas areas em especial e a de determina c~ao de caminhos, os algoritmos empregados para a soluc~ao deste problema dependem que os custos estipulados para os ambientes ou mapas sejam conaveis. A diculdade esta justamente na denic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2010
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5. Um sistema de apoio ao jogador para jogos de estratégia em tempo real
Apesar da crescente popularidade dos jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS) como plataforma para pesquisa em Inteligência Artificial (IA), os trabalhos tendem a focar na criação de um agente inteligente (ou, neste caso, bot) capaz de ganhar um jogo RTS ou a implementar alguma das competências de um jogador de RTS em algum bot. Outras abordagens usam ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/05/2010
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6. Um estudo sobre objetos com comportamento inteligente / A study on objects with intelligent behavior
Diversos estudos têm sido realizados com o objetivo de definir estruturas para construção de ambientes de desenvolvimento de software. Alguns desses estudos indicam a necessidade de prover inteligência a tais ambientes, para que estes, efetivamente, coordenem e auxiliem o processo de desenvolvimento de software. O paradigma da orientação a objetos (POO
Publicado em: 2010
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7. Comunidades virtuais baseadas em vídeo digital: uma proposta de conteúdo adaptativo pautada em redes de aprendizagem e agentes inteligentes
Com o crescente número de usuários de sistemas redes sociais baseadas em Internet, cresce também a integração desses sistemas com diversos recursos de comunicação mediada por computador como serviços de comunicação instantânea e sistemas de bate-papo, vínculos hipertextuais para vídeos, arquivos de áudio e outros objetos que podem ser utilizado
Publicado em: 2010
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8. Um ambiente inteligente para desenvolvimento hipermídia/ web interativo nas nuvens. / An inteligent environment for interactive hypermedia/web development in the clouds.
O desenvolvimento hipermídia/web apresenta diversas dificuldades. Ao longo dos anos, surgiram várias funcionalidades para auxiliar o processo de desenvolvimento, que, de uma forma ou de outra, são tentantivas de diminuir a distância entre a edição da aplicação e a visualização de seu resultado, seja através de uma pré-visualização, seja atravé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2009
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9. Aquisição e otimização de mapas de navegação usando redes neurais
A capacidade de encontrar e aprender as melhores trajetórias que levam a um determinado objetivo proposto num ambiente e uma característica comum a maioria dos organismos que se movimentam. Dentre outras, essa e uma das capacidades que têm sido bastante estudadas nas ultimas décadas. Uma consequência direta deste estudo e a sua aplicação em sistemas a
Publicado em: 2007
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10. Modelagem de aprendizagem por reforço e controle em nível meta para melhorar a performance da comunicação em gerência de tráfego aéreo
ma solução computacional que utiliza troca de mensagens lida com a dificuldade em decidir qual a melhor ação a ser executada na medida que uma nova mensagem chega. No caso específico da área de trafego aéreo, o uso de troca de mensagens e empregado para manter consistentes as informações distribuídas entre os aeroportos, sujeitas às característic
Publicado em: 2006
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11. "Representations of Public Basic Education Teachers about the Student" / "Representações de professores do ensino fundamental sobre o aluno"
Nas últimas décadas, várias pesquisas educacionais foram desenvolvidas para verificar os determinantes do insucesso escolar e elucidar questões referentes ao ensino básico. Acreditamos que a sala de aula, por meio da relação professor-aluno, é um ambiente de manifestação de crenças que podem influenciar no desempenho discente. Sendo assim, este es
Publicado em: 2006
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12. âProject management knowledge learning environment: Ambiente inteligente de aprendizado para educaÃÃo em gerenciamento de projetosâ
Currently, Distance Education (DE) can be seen as a reply to some ever-increasing demands: fast dissemination of knowledge, with low cost and accessibility; qualification, both academic as well as corporative; and life-long learning. However, DE environments have often not reached their potential, because they only present their contents in a very impersonal
Publicado em: 2005