Ambientes De Realidade Aumentada
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1. 7 - Prototipagem de um quadro interativo utilizando técnicas Hand Tracking para ambientes de realidade aumentada
Parte do livro:Teorias e práticas em tecnologias educacionais
Autor(es): Rodrigues, Rodrigo Lins; Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva
EDUEPB. Publicado em: 2016
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2. Estratégia de Engenharia de Requisitos para ambientes de Realidade Aumentada
A Realidade Aumentada (RA) apresenta a vantagem de permitir o uso de ações tangíveis e de operações multimodais, envolvendo voz, gestos, tato, etc. Devido a sua variedade de interfaces é notavelmente maior a complexidade em projetá-las e usá-las. Logo, os projetistas desses sistemas precisam desenvolver um projeto centrado no usuário, se não vário
JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag.. Publicado em: 2012-12
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3. Estratégia de Especificação de Requisitos de Usabilidade para Sistemas de Realidade Aumentada
Nos últimos anos, uma proliferação de novas tecnologias vem surgindo para melhorar/ facilitar a assimilação das informações. Uma dessas tecnologias é a Realidade Aumentada - RA que é o enriquecimento do ambiente real com textos, imagens, gráficos, sons e objetos virtuais, usando algum dispositivo tecnológico e funcionando em tempo real. Ela aprese
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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4. Uma Estratégia para uso de múltiplas câmeras em sistemas de Realidade Aumentada baseados em marcadores fiduciais / Strategy to increase the area of interaction in augmented reality systems through the use of multiple cameras
Se comparada com outras áreas de pesquisa, a Realidade Aumentada se mostra bastante recente e, por esse motivo, sujeita a novas investigações científicas e a inovações tecnológicas. Segundo Kirner e Siscoutto [2007], os ambientes de Realidade Aumentada facilitam a atuação do usuário em espaços tridimensionais, aumentam o desempenho dos sistemas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/07/2011
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5. Odometria visual baseada em técnicas de structure from motion
Odometria Visual é o processo pelo qual consegue-se obter a posição e orientação de uma câmera, baseado somente em imagens e consequentemente, em características (projeções de marcos visuais da cena) nelas contidas. Com o avanço nos algoritmos e no poder de processamento dos computadores, a subárea de Visão Computacional denominada de Structure f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/02/2011
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6. Técnicas de reconstrução e renderização de vídeo-avatares para educação e jogos eletrônicos. / Video-avatar reconstruction and rendering techniques for education and games.
Propiciar uma boa experiência de imersão ao usuário, quando este interage com conteúdos ou ambientes virtuais, é um dos principais desafios dos desenvolvedores e pesquisadores de tecnologias interativas, com destaque para realidade virtual e aumentada. Em especial nas áreas de educação e entretenimento, nas quais o engajamento do usuário e a signifi
Publicado em: 2010
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7. Uma arquitetura para distribuição de ambiente virtuais de realidade aumentada
Esta dissertação apresenta uma arquitetura para distribuição de ambientes virtuais de Realidade Aumentada como ferramenta de apoio a projetos de ensino. Considerando os trabalhos relacionados com o referido tópico, percebe-se que suas interfaces são pouco flexíveis para suportar interações com os objetos virtuais distribuídos. Diante disto, tem-se
Publicado em: 2008
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8. MVC-RA: multiple views on coordinates environments up to reality / MVC-RA: múltiplas visões coordenadas em ambientes de realidade aumentada
This work aims to apply the characteristics of an augmented reality environment such as easy and intuitive interaction and large visualization space to the implementation, interaction and visualization of multiple coordinated data views. Multiple data views provide the user a better data analysis on different aspects. The coordination among multiple views re
Publicado em: 2008
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9. Ambientes de comunicação alternativos com base na realidade aumentada para crianças com paralisia cerebral: uma proposta de currículo em ação
Children with cerebral palsy may be unable to perform oral or written communication and manipulate traditional computer data input devices (mouse and keyboard) due to motor problems. People with special needs must have an alternative environment with a simple autonomous interface. Augmented Reality environments can offer interactivity and multimedia informat
Publicado em: 2008
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10. A low cost one-camera optical tracking system for indoor wide-area augmented and virtual reality environments = Sistema de rastreamento ótico monocular de baixo custo para ambientes internos amplos de realidade virtual e aumentada / Sistema de rastreamento ótico monocular de baixo custo para ambientes internos amplos de realidade virtual e aumentada
O número de aplicações industriais para ambientes de “Realidade Aumentada” (AR) e “Realidade Virtual” (VR) tem crescido de forma significativa nos últimos anos. Sistemas óticos de rastreamento (optical tracking systems) constituem um importante componente dos ambientes de AR/VR. Este trabalho propõe um sistema ótico de rastreamento de baixo cu
Publicado em: 2007
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11. O uso de tÃcnicas de realidade virtual e aumentada na simulaÃÃo de prÃtese de membros superiores
Atualmente com o grande desenvolvimento tecnolÃgico das ciÃncias em geral, a humanidade busca recursos para promover uma vida longa e saudÃvel, novas tÃcnicas sÃo criadas para aumentar a qualidade de vida das pessoas, contudo ainda existem muitas Ãreas que necessitam de pesquisas, uma destas à a recuperaÃÃo de pacientes amputados a prÃteses. A tecn
Publicado em: 2007
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12. Ambiente virtual distribuÃdo - auxÃlio ao desenvolvimento de tÃticas da aviaÃÃo de combate.
O desenvolvimento de doutrinas de combate em uma ForÃa AÃrea à custoso e, muitas vezes, inviÃvel em relaÃÃo ao orÃamento disponÃvel. A quantidade de horas de vÃo, necessÃrias para a anÃlise e avaliaÃÃo das possibilidades de um novo equipamento, à significantemente aumentada quando a novidade tecnolÃgica à o principal fator a ser considerado.
Publicado em: 2007