Amor No Cinema
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
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1. FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DO PASSADO EM FILMES DE ALAIN RESNAIS: APROXIMAÇÕES SOCIOLÓGICAS
Este trabalho apresenta parte substancial dos resultados de um projeto de investigação mais amplo sobre três filmes do cineasta francês Alain Resnais (1922-2014). Nosso interesse é perscrutar uma questão específica, a saber, como estão construídas, em Noite e neblina, Hiroshima meu amor e A guerra acabou – filmes que, cada qual a seu modo, fazem r
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 05/03/2018
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2. Crônica de Anna Magdalena Bach: amor, trabalho e morte no cinema de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub.
resumo Este artigo analisa o filme Crônica de Anna Magdalena Bach (1968), de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, de modo a mostrar como, analogamente, ao tratar de modos de produção artística, desmitifica-se o gênio de Johann Sebastian Bach, contextualizando sua obra na ordem eclesiástica do século XVIII, e se faz uma crítica dos preceitos do Autor
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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3. Crítica ensaística e resistência política em Jean-Claude Bernardet: o caso Lição de Amor
Nos anos 1970, Jean-Claude Bernardet escrevia no jornal Opinião (1972-1977), periódico ligado à resistência ao regime militar. Compondo artigos referenciais sobre o cinema brasileiro, ele dava continuidade ao seu trabalho de crítica participativa, intervindo politicamente no campo do cinema. Analisamos alguns traços do pensamento cinematográfico de Je
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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4. Cinefilia, cult movies e o filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino
Este artigo tem como objetivo discutir as aproximações entre a cinefilia e os cult movies com base na análise do filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino (2009). O amor cinéfilo, conforme surge nos anos 1950 a partir da crítica dos Cahiers du Cinéma, legitima filmes que correm à margem do gosto elevado francês e abraça obras até então cons
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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5. Girando entre Princesas: performances e contornos de gênero em uma etnografia com crianças / Spinning among Princesses: performances and gender outlines in ethnography with children
Olha tia, eu rodo que nem a Princesa era o que dizia uma menininha anos atrás enquanto girava sobre seu próprio eixo até que sua saia atingisse o ar. Cinderela era a referência por ela destacada para construir uma corporalidade dita de princesa e daquela cena surgiu o desenho desta pesquisa. Há mais de meio século Cinderela vem encantando gerações de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2012
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6. Os limites da narrativa de Um amor de Swann: questões de literatura e de sua adaptação para o cinema / Les limites du récit dUn amour de Swann: problèmes de littérature et de son adaptation pour le cinéma
Para esta pesquisa, propusemos comparar o livro, Un amour de Swann, de Marcel Proust, com o filme homônimo do diretor Volker Schlöndorff, que adapta o texto proustiano para o cinema. Verificamos se as referidas obras apresentam apenas o mesmo título, ou se elas compartilham características estruturais e artísticas comuns, para além do nível narrativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011
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7. Os limites da narrativa de Um amor de Swann: questões de literatura e de sua adaptação para o cinema / Les limites du récit dUn amour de Swann: problèmes de littérature et de son adaptation pour le cinéma
Para esta pesquisa, propusemos comparar o livro, Un amour de Swann, de Marcel Proust, com o filme homônimo do diretor Volker Schlöndorff, que adapta o texto proustiano para o cinema. Verificamos se as referidas obras apresentam apenas o mesmo título, ou se elas compartilham características estruturais e artísticas comuns, para além do nível narrativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011
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8. Modelos freudianos do trauma e condição humana noir: interfaces e interlocução
A ideia de trauma em três momentos cruciais do pensamento freudiano é examinada, discutida e comparada com a abordagem da questão da condição humana no cinema noir americano. Os momentos são 1896 (marcado pela chamada Teoria da sedução), 1918 (ano de publicação de História de uma neurose infantil) e 1920 (o começo da reformulação da doutrina fr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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9. LucÃola, Ana KarÃnina e A Dama das CamÃlias no Vale das LÃgrimas na literatura e no cinema.
Este estudo està pautado nas obras literÃrias e fÃlmicas Anna Karenina, A Dama das CamÃlias e LucÃola, em que se estabelece a relaÃÃo entre as respectivas personagens com as imagens de algumas mulheres consideradas santas pela igreja catÃlica, cujo recorte centra-se nos temas do amor, da dor, das lÃgrimas, da memÃria, do esquecimento, do Ãxtase e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/02/2011
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10. Eu te amo : a representação do amor pós-moderno no filme de Arnaldo Jabor
Este trabalho tem o objetivo de estudar a representação do amor pós-moderno proposta pelo diretor brasileiro Arnaldo Jabor em sua obra cinematográfica Eu Te Amo (1981). O amor é contemplado por essa pesquisa como uma expressão cultural cujas qualidades são atribuídas pelos valores encontrados no âmbito social e temporal em que está inserida, e ser�
Publicado em: 2010
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11. História e cinema : o tempo como representação em Lucrecia Martel e Beto Brant / History and cinema : the time like rep representation in Lucrecia Martel and Beto Brant
O tema central investigado nesta tese está relacionado ao conceito de tempo, tão necessário para a construção do discurso histórico. Esse foi proposto devido a um diagnóstico impetrado sobre a cinematografia argentina recente, desenvolvida no chamado Nuevo Cine Argentino, cuja característica mais importante para a pesquisa é a elaboração de suas o
Publicado em: 2010
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12. Clandestina, a vida de Iara Iavelberg em dois roteiros / Clandestine, the life of Iara Iavelberg in two scripts
Esta dissertação de Mestrado consiste na elaboração de dois roteiros (um de ficção e outro de documentário) sobre a guerrilheira Iara Iavelberg. O roteiro de ficção vai narrar a vida de Iara, uma das líderes do movimento estudantil dos anos 60. Estudante de Psicologia da USP e, posteriormente, professora do cursinho do Grêmio e da própria Univers
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2009