Analise De Filmes De Ficcao
Mostrando 1-12 de 32 artigos, teses e dissertações.
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1. TESSITURAS DAS PAISAGENS MINEIRAS NO PROGRAMA FILME EM MINAS: DESAFIOS PARA O TURISMO CINEMATOGRÁFICO
RESUMO: A sinergia entre o turismo e o setor audiovisual é o foco de estudos sobre o “turismo cinematográfico”. Além dos materiais publicitários convencionais, filmes de ficção ou documentários também podem contribuir para divulgar os locais retratados. Isso se deve, sobretudo, às paisagens representadas nas telas: elas constituem um atrativo tu
Tur., Visão e Ação. Publicado em: 2021-08
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2. EXPERIÊNCIAS DO TEMPO FUTURO ATRAVÉS DA FICÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DAS MUDANÇAS DE PERCEPÇÃO DO PORVIR DA GUERRA FRIA AO SÉCULO XXI
Resumo A partir das reflexões sobre o conceito de presentismo, de François Hartog, este artigo busca identificar os sinais do surgimento de um "regime moderno de historicidade" em obras de ficção científica produzidas entre o início da Guerra Fria e 2017. Defendemos que, gradativamente, filmes e livros do gênero foram apresentando futuros cada vez mai
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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3. Os primeiros filmes de Joaquim Pedro de Andrade: história e linguagem
Em Joaquim pedro de Andrade: primeiros tempos são analisados quatro filmes do diretor cinemanovista. A partir de um levantamento histórico, o foco de análise recai sobre o período de formação e os filmes iniciais do cineasta. Destacam-se suas reflexões sobre as relações entre o cinema de ficção e o documentário, e as especificidades da linguagem
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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4. ...E a etnologia fez os cineastas sonharem: olhar etnológico e alteridade no cinema brasileiro entre 1970 e 1980
Este artigo caracteriza a emergência de um olhar etnológico como padrão interpretativo teórico e prático nos filmes e nas discussões do campo cinematográfico brasileiro entre 1970 e 1980. Demonstra-se que o cinema era uma forma visual que constituiu uma 'etnovisão', a qual sofreu uma inflexão com a problematização da cultura popular brasileira no
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-08
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5. Roteiros abertos em filmes de busca
Debatemos neste texto como os personagens dos filmes 33 (Kiko Goifman, 2002) e Olhe pra mim de novo (Kiko Goifman, Claudia Priscilla, 2009) manejam o "risco do real" (Comolli, 2008) no desenrolar da realização de tais documentários, sinalizando para a construção de roteiros abertos, ou seja, que chegam ao momento da filmagem sem uma definição prévia
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-06
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6. A representação da ditadura militar nos filmes brasileiros longa metragem de ficção : de 1964 a 2010
A presente tese analisa a representação da ditadura militar nos longas-metragens de ficção brasileiros desde o golpe de 1964 até o ano de 2010. Evidenciamos que três elementos representam simbolicamente o governo militar: a tortura, o militar e o militante da esquerda. Partindo dessa premissa, estudamos as variações e as possibilidades de representa�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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7. O futuro do presente: a mídia audiovisual e a sociedade contemporânea na ficção científica do cinema de animação
Essa pesquisa apresenta um estudo que objetiva analisar as imagens do futuro em obras de ficção científica do cinema de animação explorando a temática específica da representação das mídias de comunicação audiovisuais em seu diálogo com as sociedades retratadas nos filmes escolhidos para análise. A discussão proposta busca aproximações para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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8. Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante / Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
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9. Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation / Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
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10. Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : um percurso para o trágico / Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : a route for the tragedy
Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar os aspectos trágicos do drama cinematográfico de Pier Paolo Pasolini, através da análise da sua produção artística (documentários, ficções, teatro) e também da sua vida. O primeiro capítulo apresenta a biografia do poeta, da sua formação até o início da sua atividade cinematográfica. O segu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2010
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11. Real versus ficção: criança, imagem e regimes de credibilidade no cinema-documentário
O objetivo deste artigo é discutir a organização imagética do gênero documentário a partir de dois materiais que colocam em evidência a imagem da criança: Promessas de um Novo Mundo (2001), de Justine Shapiro e B. Z. Goldberg, e Nascidos em Bordéis (2004), de Ross Kauffman e Zana Briski. O que importa aqui é trazer para a educação um debate conte
Educação em Revista. Publicado em: 2010-12
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12. Herói popular sob ironia na cena política: estudo sobre o personagem e o entrelaçamento entre ficção e realidade nos filmes Macunaíma (1969) e Terceiro Milênio (1982)
A dissertação se debruça em uma análise de aspectos da mise-en-scène de dois filmes, tendo como foco o personagem ironizado no tablado ficcional do Cinema Novo, político, real e contextualizado durante a intensificação de uma modernização conservadora: 1- Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade; 2 Terceiro Milênio (1982), de Jorge Bodanzky
Publicado em: 2010