Aristoteles De Anima
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. La interpretación de Tomás de Aquino sobre la “visión escotópica” en Aristóteles (De Anima II 7)
Resumen: La “visión escotópica” (o “visión de la oscuridad”) desarrollada por Aristóteles en De Anima II 7 es la primera formulación sistemática de este fenómeno clave para las actuales neurociencias. En la teoría aristotélica surge una aparente contradicción entre el “compromiso ontológico” de la oscuridad como privación y el “real
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2022
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2. A HERANÇA GRECO-ÁRABE NA FILOSOFIA DE MAIMÔNIDES: PROFECIA E IMAGINAÇÃO
Para elaborar sua profetologia, Maimônides retoma conceitos relativos às teorias do intelecto de Al-Fārābī e de Avicena, que, por sua vez, se baseiam nas noções sobre a alma de Aristóteles. Dessa perspectiva, a Revelação divina deve ser considerada um fato natural inserido na totalidade da natureza criada por Deus. Compreender a Revelação signifi
Kriterion. Publicado em: 2015-06
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3. Filosofia e ciência no século XIV : o caso de Nicole Oresme / Philosophy and science in the XIVth century : the case of Nicole Oresme
Essa dissertação tem por objetivo geral investigar as noções de ciência e conhecimento científico de Nicole Oresme (1323?-1382). Mais precisamente, procura-se situar o projeto filosófico de Oresme no contexto do século XIV e de seu progressivo afastamento da concepção aristotélica de ciência enquanto um saber demonstrativo, necessário e evidente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
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4. Senso-percepção no de anima b de Aristóteles
The analysis of sense-perception is fundamental for understanding Aristotle‟s cognitive proposal as well as for the efficiency of the cognition complex. To understand it, one shall begin by studying the relationship between body and soul as integrated parts of hylomorphic theory constituting concepts matter, form, act and potency. Hylomorphism is a mer
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/03/2011
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5. O De anima de Aristóteles e a concepção das faculdades da alma no Kitáb al-Nafs (Livro da Alma, de Anima) de Ibn Sina (Avicena)
Este artigo apresenta uma comparação conceitual entre a obra De anima, de Aristóteles, e a concepção das faculdades da alma no Kitáb al-Nafs - edição árabe - (Livro da Alma, De anima), de Ibn Sina (Avicena), com o intuito de mostrar similitudes e influências de Aristóteles sobre o pensamento de Ibn Sina, nessa temática. Destaca, ainda, como e a �
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2011
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6. Averróis e a questão do intelecto material no Grande Comentário ao De Anima de Aristóteles, livro III, comentário 5 / Averroes and the issue of material intellect in the Great Commentary on Aristotles De Anima, book III, commentary 5
Este trabalho tem como objetivo proceder ao exame da análise realizada por Averróis a respeito da natureza do intelecto material. Nosso autor procura demonstrar a certa incompletude presente nas teses lançadas a esse respeito, principalmente por Themístio e Alexandre de Afrodísia, e solucionar as antinomias que envolvem a afirmação de que o intelecto
Publicado em: 2010
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7. Juízo e discurso : uma aproximação preliminar entre o De Anima e a Retórica de Aristóteles
A presente tese visa articular a relação entre juízo e discurso a partir das reflexões propostas por Aristóteles em duas de suas obras: De Anima e Retórica. O elemento comum que permite aproximar um e outro texto, um e outro entendimento, reside na concepção aristotélica de alma. Uma vez que a retórica visa produzir um juízo através do discurso,
Publicado em: 2007
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8. O conceito aristotélico de phantasia deliberativa no livro III do De anima
Cette dissertation recherche la notion de phantasia au long du livre III de De anima, qui consiste à une explicitation de la nature exacte du rôle quacquiert la phantasia, à travers lutilisation des interprétations dAristote. Il propose dexpliquer sa différence par rapport aux autres capacités de la connaissance et comment cette notion intervient dans
Publicado em: 2006
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9. On Intellectus Agens and Aristotellian separate substances: Aquinas' waterloo
Este artigo trata do comentário de São Tomás de Aquino ao De Anima III de Aristóteles, no qual se encontra a famosa analogia da luz. Sustenta-se que, devido às limitações da analogia, São Tomás é forçado a introduzir uma série de elementos neoplatônicos incompatíveis com a filosofia de Aristóteles. O intuito do autor é explicar essa "traiçã
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-06
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10. Um novo olhar sobre o aprendizado : incursões ao Imaginário
Na presente dissertação propomos um novo olhar acerca da aprendizagem de língua inglesa que considera o Imaginário como elemento que ultrapassa as questões metodológicas, pedagógicas e psicológicas. Baseado no pensamento de Cornelius Castoriadis, este referencial, visto socialmente e historicamente, é de fundamental importância para que se entendam
Publicado em: 2000