Arquivos De Filme
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Ocupar com o cinema – escrita da história das lutas urbanas em Ressurgentes – um filme de ação direta
Resumo O artigo analisa a retomada de arquivos de cerca de dez anos de lutas urbanas conduzidas por movimentos autônomos de Brasília e sua articulação através da montagem no documentário Ressurgentes – um filme de ação direta. Interessa-nos apontar como a associação desses materiais heterogêneos aos testemunhos no presente dos próprios militant
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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2. As espirais dos arquivos: Lento retorno e as paisagens de um filme sem telas1
Resumo O artigo apresenta, descreve e analisa o roteiro do filme Lento retorno, de Wim Wenders, que foi escrito em 1982 e nunca foi filmado. A obra é a adaptação homônima de uma tetralogia escrita por Peter Handke e representa uma guinada numa estética das paisagens, tanto na obra daquele cineasta alemão como na do escritor austríaco. Do roteiro, reti
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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3. CINEMAS E MÍDIAS INDÍGENAS: CONSTRUIR PONTES, RECUSÁ-LAS. ENTREVISTA COM FAYE GINSBURG
Resumo Anos dedicados às imagens produzidas por grupos nativos de várias partes do mundo permitiram a Faye Ginsburg acompanhar a historicidade das questões interculturais que se abrigam nas imagens, mas que as ultrapassam, exigindo metodologia atenta ao que está visível na tela e também ao que ocorre fora dela. Como defende a entrevistada, a atenção
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-12
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4. Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
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5. The photo in the Ffilm: public and private collections in video-portrait
Este artigo discute a inserção de fotografias nos filmes etnográficos, particularmente no gênero vídeo portrait, que entendo como o percurso de um indivíduo em seu universo social e profissional. Na reconstituição da trajetória desse personagem, a imagem fotográfica desempenha um papel importante na evocação dos fatos do passado, e dos quais muit
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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6. A evolução das salas de cinema na cidade de São Paulo: um estudo das mudanças na forma organizacional
As novas tecnologias, principalmente as baseadas em processos digitais, estão revolucionando o mundo em diversos aspectos. A mudança tecnológica é uma das mais profundas forças que moldam a natureza e a intensidade da competição, promovendo a entrada de novos competidores e a eliminação de antigos, além de afetar, até mesmo, a indústria do entret
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2011
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7. A redefinição da propriedade intelectual frente às mudanças em curso no mercado-indústria cultural
Os avanços tecnológicos foram fundamentais para as mudanças que vêm ocorrendo na indústria do entretenimento, catalisando novos hábitos culturais. A partir da criação do programa de compartilhamento Napster, em 1999, e da comercialização em maior escala de cópias não autorizadas, começou um processo de redefinição da propriedade intelectual (P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/02/2011
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8. Cinema e História: documentário de arquivo como lugar de memória
O artigo analisa a relação entre cinema e história considerando esse suporte como um 'lugar de memória'. Para isso, analisa-se o filme A Espiral (1975), dirigido por Chris Marker e Armand Mattelart, um documentário montado com materiais pesquisados em arquivos que se dedica a analisar a Unidade Popular no Chile. Após o golpe de Estado de 1973, seus rea
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2011-12
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9. Um arlequim jamais terminado: teatro, juventude e direito à cultura na periferia francesa
Este artigo consiste numa análise do filme A esquiva (França, 2003), de Abdellatif Kechiche, que narra como estudantes da periferia montam uma peça de teatro. O foco repousa sobre o modo de vida e a linguagem desses adolescentes, tendo como pano de fundo a problemática do direito à cultura. Para essa abordagem, foi feita uma pesquisa qualitativa, de nat
Revista Katálysis. Publicado em: 2011-12
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10. POLITICAL MEMORIES: THE LATIN-AMERICA CINEMA OF THE 60/70 IN ROCHA QUE VOA / POLÍTICAS DA MEMÓRIA: O CINEMA LATINO-AMERICANO DAS DÉCADAS DE 60/70 EM ROCHA QUE VOA
Esta pesquisa investiga as políticas da memória em jogo no documentário Rocha que voa, 2002, em que o diretor Eryk Rocha se volta para o período em que seu pai, Glauber Rocha, ficou exilado em Cuba, em consequência da ditadura militar no Brasil. Não se preocupando em explorar as memórias íntimas e/ou domésticas desta relação filial, o filme opta p
Publicado em: 2010
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11. A "DESORDEM" DO TEMPO : as relações entre cinema e história a partir do filme Serras da Desordem / THE "DESORDER" OF TIME : the relations between cinema and History the movie The Hills of Disorder
Este trabalho propõe, a partir de uma análise das estratégias narrativas do filme Serras da Desordem (TONACCI, 2006) e seus desdobramentos, uma abordagem das relações entre Cinema e História que enfoca o cinema moderno de acordo com as considerações de Pasolini ("Cinema de Poesia") e Deleuze ("As Potências do Falso") acerca da narrativa neste. Tomad
Publicado em: 2010
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12. A cinemateca brasileira e a preservação de filmes no Brasil / A cinemateca brasileira e a preservação de filmes no Brasil
O tema deste trabalho é a preservação de filmes e seu foco é a Cinemateca Brasileira. Na introdução aborda-se a bibliografia existente sobre arquivos de filmes e preservação, definem-se conceitos e explica-se a questão da narrativa adotada. A primeira parte é dedicada à investigação das relações entre arquivos de filmes e Estado, com seu conse
Publicado em: 2009