Arte Italiana Brasil
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Do not just see: two studies about Flavio Motta / Ver nâo é só ver: dois estudos a partir de Flavio Motta
A dissertação trata das relações entre o campo intelectual da arquitetura e a atividade de projeto, na tentativa de reconhecer aproximações entre os projetos culturais, estéticos e políticos de vanguarda e a prática profissional. Nosso foco especifico é a interlocução de Flavio Motta com o meio arquitetônico em São Paulo, através de sua ativid
Publicado em: 2010
-
2. Ecos dos sermões: a paixão segundo todos os homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis
Pela presente dissertação analiso o trabalho de teatro desenvolvido por Wilson Rio Apa e sua Família, em Florianópolis, com especial atenção ao espetáculo A PAIXÃO Segundo Todos Os Homens, realizado na Lagoa da Conceição e Praias dos Ingleses e do Santinho, no período compreendido entre 1977 e 1987, e as conseqüências do trabalho por ele desenvo
Publicado em: 2009
-
3. A saga do herói mendigo : o riso e a neopicaresca no progama chaves / The Saga of Beggar Hero: The laugh and the neopicaresque in the Chaves Program
O riso é um fenômeno humano, que assume diferentes faces dependendo do período histórico e de como a intelectualidade o vê, pode ser instrumento de moralização e de punição de desvio; elemento a ser extirpado; meio de libertação, já que produziria uma nova visão de mundo, baseada em uma verdade popular não-oficial; forma de economia de energia
Publicado em: 2009
-
4. The Saga of Beggar Hero: The laugh and the neopicaresque in the Chaves Program / A saga do herói mendigo : o riso e a neopicaresca no progama chaves
O riso é um fenômeno humano, que assume diferentes faces dependendo do período histórico e de como a intelectualidade o vê, pode ser instrumento de moralização e de punição de desvio; elemento a ser extirpado; meio de libertação, já que produziria uma nova visão de mundo, baseada em uma verdade popular não-oficial; forma de economia de energia
Publicado em: 2009
-
5. Registros do Exílio: marcas da passagem do Pintor Waldemar Belisário pelo município de Ilhabela - SP
Este estudo analisa alguns registros deixados pelo pintor Waldemar Belisário. Tem como tema implícito seus vários exílios: O nascimento no Brasil, ligado a um exílio voluntário de seus pais italianos, sua situação sócio econômica, que o fez viver à margem de diversos acontecimentos políticos e sociais obrigando-o a diversas retiradas estratégica
Publicado em: 2008
-
6. Relações Brasil-Italia na arte do segundo oitocentos : estudo sobre Henrique Bemardelli (1880 a 1890)
Este trabalho apresenta a trajetória artística de Henrique Bernardelli na década de 1880, enfocando seus anos de estudo na Itália e a forma como sua produção desse período é recebida no meio artístico do Rio de Janeiro pré-republicano. O projeto busca uma melhor compreensão da pintura brasileira na segunda metade do Oitocentos, destacando as suas
Publicado em: 2006
-
7. A obra Cristo e a mulher adultera e a formação italiana do escultor Rodolfo Bernardelli
Esta pesquisa enfoca o grupo escultórico monumental Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, México, 1852 ? Rio de Janeiro RJ, 1931). Realizado em Roma entre 1881 e 1884, é considerado pela crítica como a sua obra-prima. Nosso projeto procurou estabelecer ligações entre essa escultura, outras obras do artista no mesmo período
Publicado em: 2005
-
8. Rotas da modernidade : trajetoria, campo e historia na atuação de Lina Bo Bardi, 1947-1968
Esta tese trata da modernidade enquanto prática, que pode ser alterada, ganhando novos conteúdos através dos deslocamentos e da experiência social de alguns atores sociais. Pretende-se contribuir para uma geografia histórica do modernismo, por meio da reconstrução da trajetória de uma arquiteta italiana radicada no Brasil, Lina Bo Bardi, e de duas de
Publicado em: 2002
-
9. Sinais clinicos associados a aberrações cromossomicas e deficiencia mental
Esta pesquisa enfoca o grupo escultórico monumental Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, México, 1852 ? Rio de Janeiro RJ, 1931). Realizado em Roma entre 1881 e 1884, é considerado pela crítica como a sua obra-prima. Nosso projeto procurou estabelecer ligações entre essa escultura, outras obras do artista no mesmo período
Publicado em: 1981