Arte Minimalista
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. Tamanho é documento .
resumo Este texto, publicado na revista Critical Inquiry, em 2000, aborda as relações entre o Minimalismo e a arte contemporânea. O autor propõe a análise daquilo que entende como uma retórica da Arte Minimalista, vinculada a uma ideologia da pureza do espaço e da forma e a uma noção de transcendência que encontram seus antecedentes, em parte, no P
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
2. Thomas Demand e suas alegorias da intenção; "exclusão" em Candida Höfer, Hiroshi Sugimoto, e Thomas Struth
Resumo Em 2008, com a publicação de Why photography matters as art as never before, Michael Fried retoma as discussões iniciadas em “Arte e objetidade”, ensaio de 1967, em especial a ideia de "absorção" ou antiteatralidade da arte, suposta característica da arte modernista em contraposição à minimalista/literalista. Fried debate a questão da "p
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
3. Sombra e cisão : a rasura e outras reescritas da paisagem
A poética da sombra, em sua potencialidade oximôrica, permite expressar realidades complexas ou aparentemente contraditórias. A partir dessa premissa, propõe-se a reflexão da sombra como a matriz imaterial de minha obra plástica, em diálogo com a arte produzida a partir da década de 60 - sobretudo a abordagem dos espaços expositivos e do corpo propo
Publicado em: 2009
-
4. Meta-corpos: a trajetória da subjetividade ao longo de um século
Esta pesquisa se situa na intersecção das comunicações e das artes, mais especificamente naquilo que vem sendo chamado de arte-mídia. Como objeto de investigação foi detectada a complexidade em que está envolvida a questão da subjetividade na cultura contemporânea. Teorias e conceitos tradicionais na filosofia e na cultura não dão mais conta da d
Publicado em: 2006
-
5. Fotografia e cubos : o fotográfico e o minimalismo
Most of the theories related to the photographic image have treated photography as an object of conventional research. The search for the specificity of the media was the tonic of the most important debates. In 1990, releasing a compilation entitled The photographic, the theoretic and historian of the art Rosalind Krauss observes that authors like Walter Ben
Publicado em: 2006