Arte Pos Historica
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
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1. O tombeaudas vanguardas: a "pluralização das poéticas possíveis" como paradigma crítico contemporâneo
Este ensaio propõe uma leitura de "Poesia e modernidade: Da morte da arte à constelação. O poema pós-utópico", de Haroldo de Campos, texto que busca selar o fim das vanguardas, ao mesmo tempo em que empreende sua legitimação crítica e histórica. O conflito entre a sobrevivência dos valores de vanguarda e a interpretação do contemporâneo como é
Alea. Publicado em: 2014-12
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2. O sábio-aprendiz e o efêmero lugar da escrita: para uma ética da inventividade acadêmica
Este texto procura abrir a possibilidade de se discutir, em conjunto, os processos próprios da escrita, vividos individualmente, mas partilhados na condição comum de alunos de doutoramento. Trata-se de promover uma discussão intensiva em torno dos bloqueios históricos que atingem a produção e a circulação dos textos acadêmicos, a partir de conceito
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2014-06
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3. Arte, trabalho e profissão docente : contradições nas relações de trabalho dos artistas na universidade pública / Art, work and teaching profession : contradictions in the work relationships of artists at the public university
O objetivo deste estudo é analisar contradições observadas nas relações de trabalho de artistas docentes no ensino superior público. O recorte analítico privilegiou o Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, lócus da pesquisa. Três dimensões foram selecionadas: a contextualização histórica da criação da Unicamp e do Instituto d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/09/2012
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4. O artista e a cidade : Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho (1954-1957)
Pensar historicamente o urbano através da arte na Catedral Diocesana de Jacarezinho-PR é em que consiste esta dissertação, afinal, entendemos que a arte pode dizer sobre si, mas também sobre as culturas, sociabilidades e costumes do período no qual foi produzida. Nesse sentido, a grandiosidade arquitetônica desse templo é a manifestação material do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2012
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5. Arte, educação e literatura: o regionalismo universal de Eli brasiliense e frei confaloni / Art, literature and education: regionalism universal Eli brasiliense and Friar confaloni
A presente dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa: Cultura e Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, aborda a temática das relações intrínsecas entre educação, artes visuais e literatura. Para desenvolvê-la, optou-se por uma abordagem qualitativa nos moldes da pesquisa bibliogr�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2012
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6. Arte, educação e literatura: o regionalismo universal de Eli brasiliense e frei confaloni / Art, literature and education: regionalism universal Eli brasiliense and Friar confaloni
A presente dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa: Cultura e Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, aborda a temática das relações intrínsecas entre educação, artes visuais e literatura. Para desenvolvê-la, optou-se por uma abordagem qualitativa nos moldes da pesquisa bibliogr�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2012
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7. CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO EM NOME DE ARNALDO ANTUNES (UMA OBRA DE NOSSO TEMPO)
Este trabalho tem como objeto de estudo, as poesias/canções multimidiáticas de Arnaldo Antunes, sobretudo na sua obra híbrida NOME na qual sua arte se apresenta como projeto bem realizado das chamadas poéticas pós-modernas. Pretende-se aqui, debruçar sobre os seus aspectos mais significativos, aqueles que aproximam as linguagens e requerem, para sua a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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8. Londres dos limpadores de chaminés : literatura e experiência histórica nos poemas London e The Chimney Sweeper de William Blake (1789-1794)
Este trabalho pretende analisar algumas das transformações sociais ocorridas na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII a partir do poema London e dos poemas homônimos The Chimney Sweeper presentes na obra Songs of Innocence and of Experience do poeta e gravador William Blake, autor inserido no movimento romântico inglês. Sua obra foi marcada,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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9. A plausibilidade da pós-história no sentido estético
A ideia do "fim da história", subentendida no capítulo final da Fenomenologia do espírito, serviu de base para o início de uma discussão, feita a partir das posições assumidas por Alexandre Kojève nos seus cursos sobre Hegel em Paris, na década de 1930, e em sua publicação no final dos anos 1940 (com reedição em 1968), voltou à baila com o arti
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2011
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10. Influência do sistema de avaliação da CAPES na qualidade dos programas de pós-graduação
Reflexões são propostas sobre o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desde 1976, sua evolução e questões que têm sido discutidas pela comunidade acadêmica. O tema da dissertação se insere na linha de pesquisa em educação em ciências do programa, na medida em que expl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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11. Navegar é preciso...interdisciplinaridade e interatividade na arte da cena contemporânea.
Esta tese trata da interatividade e da interdisciplinaridade nos processos e resultados artísticos contemporâneos, no que concerne a relação entre o artista, a obra de arte e o público. Fundamentando-se na fenomenologia hermenêutica, nos estudos pós-estruturalistas e na teoria crítica, levanta-se questões sobre a natureza da arte e da percepção. P
Publicado em: 2010
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12. FROM TRUTH AS EXISTENCIAL DISCLOSURE TO THE POETIC HAPPENING OF TRUTH / DA VERDADE COMO ABERTURA EXISTENCIAL AO ACONTECIMENTO POÉTICO DA VERDADE
Na sua conferência A origem da obra de Arte, de 1936, Martin Heidegger leva a discussão sobre a arte, até então restrita ao domínio da estética, para o campo ontológico, na sua definição da obra de arte como o pôr-se-em-obra da verdade. Nesta dissertação intento esclarecer esta peculiar expressão, tomando como fio condutor as mudanças do sentid
Publicado em: 2010