Artes Cenicas Estudo E Ensino
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
-
1. O teatro performativo: a construção de um operador conceitual
O objeto desta dissertação é o operador conceitual teatro performativo, formulado pela pesquisadora franco-canadense Josette Féral. O teatro performativo é abordado como uma ferramenta de reflexão e análise sobre algumas práticas cênicas contemporâneas. Nosso objetivo é o de mapear a pesquisa de Fèral, que ainda se encontra em processo de elabora
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
2. Corpo s em cena (no teatro de animação) : poética do movimento / Body s in the scene (in the animation theatre) : poetics of movement
Esta dissertação consiste na descrição e análise do processo de criação da peça Olhos Vermelhos, um tributo à Antígona, realizado pela companhia Pia Fraus de teatro, em 2003, com minha participação como intérprete. Nossa intenção foi sistematizar esse significativo processo criativo de elaboração de espetáculo teatral heterogêneo de anima�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/07/2011
-
3. Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico
A premissa do trabalho é de que a partir de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por aulas realizadas entre o espaço de risco (cidade) e o espaço seguro (sala de aula), e da socialização de mecanismos técnico-corporais provenientes de universos culturais marcados pela maior fricção entre corpo e cidade, possa emergir um artista cênico co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
-
4. AS ARTES CÊNICAS NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA CRIANÇA SURDA
Esta pesquisa propõe discutir a utilização das Artes Cênicas no ambiente escolar, como auxílio didático na formação educacional de crianças surdas, estudantes do quinto ano do ensino fundamental em que haja relações de comunicação entre professores e alunos, estabelecidas por meio das Libras (Língua Brasileira de Sinais), e das expressões corp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
5. Ôh filhos da mamãe preta das senzalas: uma pedagogia da corporalidade gingando sincopado nas danças dramáticas de Mário de Andrade. / Oh sons of the "black mum" of the sensalas: an education of the corporalidade of syncopated swinging of the body in the dramatic dances of Mário of Andrade.
Esta pesquisa tem como foco o estudo etnográfico empreendido por Mário de Andrade em torno das tradições populares brasileiras relativas a música e a dança no período compreendido nas décadas de 20 e 30 do século passado, posteriormente compilado por Oneyda Alvarenga nos três tomos que veio a compor a obra Danças Dramáticas do Brasil. Analisa ain
Publicado em: 2011
-
6. Inter-relações entre linguagens no ensino de arte
Esta pesquisa tem por objetivo verificar possibilidades de inter-relação entre diferentes linguagens no ensino de Arte, mais especificamente, entre Artes Cênicas, Artes Visuais e Música. Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais destaquem a importância de o estudante ter acesso a diferentes linguagens artísticas, na prática são poucas as escolas q
Publicado em: 2010
-
7. A máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação
Nesta dissertação resgata-se a experiência acumulada no trabalho com a máscara teatral, ao longo de mais de duas décadas, através da prática e da pesquisa pessoal, do contato com artistas e pesquisadores do uso da máscara teatral e do ensino dedicado à formação de profissionais do teatro; ressalta-se a contribuição de artistas-pedagogos para o t
Publicado em: 2010
-
8. Cultura e desenvolvimento local: um estudo do programa bairro-escola na cidade de Nova Iguaçu
A relação entre cultura e desenvolvimento é um dos assuntos centrais dos debates contemporâneos que vão além do ambiente acadêmico e atinge a agenda política em diversos países. A cultura exerce um papel importante para o desenvolvimento que não se restringe à dimensão econômica, pois é capaz de construir ou reconstruir identidades, elevar a au
Publicado em: 2008
-
9. Do silêncio ao grito: as estratégias do encenador-educador Luiz Marfuz na direção dos jovens do Liceu para o espetáculo Cuida Bem de Mim.
A dissertação DO SILÊNCIO AO GRITO: as estratégias do encenador-educador Luiz Marfuz na direção dos jovens do Liceu para o espetáculo Cuida Bem de Mim, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, dentro da linha Poéticas e Processos de Encenação. Traz o estudo de um projeto de arte-educação envolv
Publicado em: 2008
-
10. Do silêncio ao grito: as estratégias do encenador-educador Luiz Marfuz na direção dos jovens do Liceu para o espetáculo Cuida Bem de Mim.
A dissertação DO SILÊNCIO AO GRITO: as estratégias do encenador-educador Luiz Marfuz na direção dos jovens do Liceu para o espetáculo Cuida Bem de Mim, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, dentro da linha Poéticas e Processos de Encenação. Traz o estudo de um projeto de arte-educação envolv
Publicado em: 2008
-
11. Pratica corporeoenergetica para a improvisação de dança : uma via para a manifestação da criatividade
Na presente pesquisa, apresento a sistematização da prática corpo reoenergética, treinamento técnico e energético destinado ã preparação de dançarinos e atores (artistas corporais) para a Improvisação de Dança. A prática tem caráter holístico e, portanto, considera a integração psicofísica como base para o autoconhecimento e para o fazer c
Publicado em: 2004