Artes E Tecnologia
Mostrando 1-12 de 158 artigos, teses e dissertações.
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1. SISTEMA DE CONSTRUÇÃO E CULTIVO DISCIPLINAR DE WUSHU E ESPORTES TRADICIONAIS NACIONAIS
RESUMO Introdução: Com o advento da era das redes de informação, o ensino das artes marciais e dos esportes nacionais tradicionais rompeu as limitações do antigo “ensino por preceito e fatos” e foi combinado com a tecnologia da computação para construir um sistema de recursos didáticos para as artes marciais. artes e esportes tradicionais nacio
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 2021-08
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2. Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados
RESUMO Este estudo aborda o tema Internet das Coisas (IOT) como inovação, impactando pessoas e mercados, a partir de novas formas de geração e de gestão de informações.Buscou-se caracterizar e desenvolver a IOT, e identificar as possíveis aplicações mais imediatas para o mercado e para a sociedade. Concretamente, estabelece-se um mapa perceptual do
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2021-06
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3. Sinestesia nas artes: relações entre ciência, arte e tecnologia
RESUMO Este artigo tem como objetivo investigar a sinestesia na arte a partir de posicionamentos de pesquisadores, tanto das ciências cognitivas quanto do universo artístico. Do ponto de vista das neurociências, destaca-se principalmente a relação entre sinestesia e criatividade. Sob uma perspectiva artística, discute-se a utilização da palavra sines
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
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4. AVALIAÇÃO DE ANÁLISE TÉCNICO-TÁTICA EM COMBATES DE JUDÔ POR PROGRAMA COMPUTACIONAL POR USUÁRIOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE EXPERTISE
RESUMO O objetivo foi comparar a objetividade e verificar a replicabilidade de análises computacionais do tempo-movimento (ATM) e técnico-táticas de judô por diferentes níveis de expertise. Participaram 22 sujeitos (12 praticantes, separados em 6 experts e 6 não-experts, e 10 não-praticantes). Os indivíduos qualificaram o software via questionário e
J. Phys. Educ.. Publicado em: 2016
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5. Territórios Sensíveis: uma investigação performativa em arte, ciência, tecnologia e natureza
resumo Inserido no campo das artes em diálogo com os estudos sobre mudanças climáticas e, mais particularmente, com os impactos dessas mudanças na sociedade contemporânea, este artigo apresenta questões e propostas abordadas pelo projeto "Territórios Sensíveis: uma investigação performativa em arte, ciência, tecnologia e natureza". Também são ap
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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6. Etnoconhecimento e tecnologia da pesca artesanal no Rio Xingu, Pará, Brasil
Resumo Na pesca artesanal, as modalidades de captura refletem as condições do meio ambiente e as tradições e costumes de uma comunidade. As artes de pesca utilizadas pelos pescadores refletem então, a disponibilidade de recursos e a história cultural de uma região. Contudo, o desenvolvimento econômico pode levar a perda dessas tradições. O objetivo
Braz. J. Biol.. Publicado em: 2015-08
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7. Tempo no museu e o museu no tempo
Este estudo discute o tempo mediante o lugar e objeto nos museus de ciência e técnica, apresentando diferentes abordagens teóricas a partir de uma perspectiva física e social. Este aporte subsidia a análise de discursos do público espontâneo do Museu de Artes e Ofícios, que expõe objetos históricos relacionados ao universo do trabalho, técnicas e
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2015-03
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8. Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente
Este artigo discute a relação teoria e prática nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica, no início da década de 2000. Tem como fonte de dados a legislação curricular que instituiu a reforma e os Projetos Pedagógicos de quatro cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (Educação Fí
Educ. rev.. Publicado em: 2013-09
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9. ARTE, TÉCNICA E MERCADO: ressonâncias da indústria fonográfica entre as descontinuidades da cibercultura / ART, TECHNICAL AND MARKET: resonances of the music industry between the discontinuities of cyberculture
Este trabalho discute as relações entre arte, técnica e mercado a partir de fenômenos sócio - culturais relativos à convergência entre os mercados musical e digital. Se, em um primeiro momento, a proliferação da pirataria musical no século XX tardio suscitou a ideia de que a dinâmica de metamorfoses das tecnologias digitais em rede decretariam a f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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10. HQtrônicas e realidade aumentada (RA): novas potencialidades narrativas / HQtronicas and augmented reality (AR): new narratives perspectives
Essa pesquisa exploratória de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Cultura Visual da FAV/UFG, na linha de pesquisa Poéticas Visuais e Processos de Criação, teve como objetivos o estudo da linguagem das HQtrônicas uma narrativa intermídia em expansão e da tecnologia emergente da Realidade Aumentada (RA), visando vislumbrar as possi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/06/2012
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11. Cineclub circuit: transits audiovisual / Circuito Cineclube: trânsitos audiovisuais
Conforme os percursos que fiz, buscarei mostrar que as práticas cineclubistas se ampliaram em consonância com o alargamento das possibilidades de criação videocinematográficas propiciados pelos avanços da tecnologia da imagem e de sua popularização a partir dos anos 2000, sem se afastar dos seus sentidos iniciais que são a democratização do audiov
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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12. Transdocumentários: do vídeo remix ao banco de dados como obra de arte / Transdocumentaries: video remix to the database as art
A dissertação procura mapear a produção de arte e vídeo que tocam questões relativas à interatividade, às novas tecnologias e à participação do espectador para a construção da obra. Parte da noção de rizoma, onde a obra é colocada em um contexto de rede, que atua se relacionando não somente com seus elementos, mas com toda uma história da p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012