A comunicação do corpo na Mímica e no Teatro Físico

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Para pavimentar um campo de estudos que conta com pouca bibliografia e muitas lacunas conceituais, realiza-se um primeiro mapeamento das mudanças dos processos de comunicação do corpo na arte da mímica, desde a Grécia Antiga até os dias de hoje, chegando ao movimento que originou o chamado Teatro Físico. No entanto, o objetivo não é, simplesmente, apresentar um panorama histórico, mas discutir problemas epistemológicos decorrentes da difusão acelerada dos treinamentos, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, no Brasil e em países europeus. Aponta-se, como uma das hipóteses principais, que a chave de algumas das imprecisões mais comuns está na banalização dos chamados processos de comunicação do corpo, que não especificam diferenças fundamentais entre Mímica, Pantomima, Commedia DellArte, Clown e Teatro Físico, entre outras manifestações corpóreas (artísticas e cotidianas). Tendo em vista esclarecer a singularidade dos processos, foram estudadas representações de gestos, ações e a construção de alguns pensamentos em imagens corporais e metáforas. Durante todo o percurso, fez-se necessário abordar, transdisciplinarmente, os fenômenos comunicativos (Sodré, 2000), o papel do corpo nos processos cognitivos (Damásio, 1996, 2000) e a sua relação com a cultura, tendo em vista analisar termos como dramaturgia do corpo (Greiner, 2005) e as chamadas metáforas do pensamento a partir das teorias de George Lakoff e Mark Johnson (1999, 2001).

ASSUNTO(S)

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