"A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral" / "The construction/negotiation of the meanings in the beginner’s courses of Calculus at the University"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1999

RESUMO

As dificuldades existentes com o ensino do Cálculo Diferencial e Integral nos cursos iniciais da Universidade constituíram a grande motivação para este trabalho. À luz do referencial teórico da rede de conhecimentos e significados, buscou-se a compreensão dessas dificuldades a partir dos livros didáticos, por constituírem um instrumento sempre presente no trabalho do professor na sala de aula. Uma vez que conhecer é conhecer o significado, o enfoque principal residiu na negociação dos significados, para esclarecer em que medida a abordagem do Cálculo realizada é uma simples revelação ou uma construção significativa. A análise dos livros didáticos selecionados baseou-se em um modelo construído a partir do referencial teórico proposto e mostrou que a dificuldade não reside na falta de bons livros. A diversidade dos percursos nos livros analisados se traduz numa maior ou menor adequação à construção/negociação de significados no Cálculo. No trabalho discute-se o papel fundamental do professor na sala de aula, tendo como potencial aliado o computador, como instrumento facilitador, que abre novos horizontes, possibilita o estabelecimento de múltiplas relações e a negociação de significados.

ASSUNTO(S)

computer in calculus teaching matemática(estudo e ensino) negociação de significados no cálculo conhecimento significativo no cálculo teaching of calculus negotiation of meanings in calculus computador no ensino ensino de cálculo significant knowledge in calculus computador no ensino de cálculo

Documentos Relacionados