A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO FANDANGO COMO EXPRESSÃO CULTURAL POPULAR E TEMA DE ESTUDOS DE FOLCLORE
AUTOR(ES)
Corrêa, Joana Ramalho Ortigão
FONTE
Sociol. Antropol.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-08
RESUMO
Resumo O artigo propõe um olhar antropológico sobre a profunda participação dos estudos de folclore e de categorias usadas por estes estudiosos nas construções de sentido e dinâmicas do fandango, expressão popular comum no litoral sul e sudeste brasileiro, especialmente nos estados do Paraná e de São Paulo. Revisitando obras e processos de pesquisa empreendidos por Mário de Andrade, Renato Almeida, Fernando Corrêa de Azevedo, Inami Custódio Pinto, Alceu Maynard Araújo, Rossini Tavares de Lima, entre outros, procuro elucidar, a partir do fandango, suas diferentes concepções e projetos no tratamento dado a questões, estratégias e práticas caras ao folclorismo, como patrimonialização, regionalismo, risco, rumor e resgate. Proponho ainda pensar sobre como tais autores articularam, cada um em seu tempo e a seu modo, os estudos de folclore com os campos das artes e das ciências sociais.
ASSUNTO(S)
estudos de folclore cultura popular fandango são paulo paraná
Documentos Relacionados
- Os estudos sobre as limitações do folclore e o alcance da cultura popular tradicional em Cuba
- “DISPUTAR A ‘NEGA’”: UMA ANÁLISE DA EXPRESSÃO POPULAR NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE GÊNERO, DISCURSO, RAÇA E CLASSE SOCIAL
- Folclore e medicina popular na Amazônia
- Diversidade cultural, patrimônio cultural material e cultura popular: a Unesco e a construção de um universalismo global
- A música popular brasileira na construção do conhecimento em Saúde Pública: o tema processo de trabalho e saúde