A Course Management System users interface using cognition principles. / Análise da interface com o aluno de um Sistema de Gerenciamento de Cursos aplicando conceitos de cognição.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Com a popularização dos Sistemas de Gerenciamento de Cursos (CMS do inglês Course Management System) torna-se necessária a criação de critérios técnicos que permitam avaliá-los e compará-los. Neste trabalho é feita uma análise da interface com o aluno de um sistema de gerenciamento de cursos de software livre, gratuito e bastante popular, denominado Moodle. A análise é feita, estabelecendo-se critérios e diretrizes desenvolvidos a partir de uma ampla revisão dos princípios da psicologia cognitiva que são aplicados à essa interface. Os resultados são apresentados de forma qualitativa, discutindo-se os aspectos positivos e negativos da interface. Procura-se com isso apresentar um modelo de uso da psicologia cognitiva na análise de interfaces com o usuário em sistemas de e-Laerning, a partir do exemplo prático que poderá ser aproveitado para analisar outros sistemas para uma posterior comparação.

ASSUNTO(S)

distance learning moodle educação à distância psicologia cognitiva cognition psychology user interfaces ambientes virtuais de aprendizagem virtual learning environments

Documentos Relacionados