A cultura do algodão e a questão da integração entre preços internos e externos. / The culture of cotton and the integration among internal and external prices.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Este estudo teve como objetivo analisar a interação entre preços internos e externos do algodão para determinar se a abertura comercial ocorrida na década de noventa representou efetivamente um aumento da influência dos preços externos sobre os preços internos da pluma no país. A escolha do algodão deve-se à sua trajetória recente, marcada pela rápida transição de um produto de exportação (ou potencialmente exportável) para um produto de importação durante boa parte da década de noventa. Esta transição foi causada basicamente pela abertura comercial e desregulamentação do mercado ocorridas no início da década que causaram uma maciça entrada do produto estrangeiro no país. A metodologia escolhida foi a análise de co-integração, especificamente o Procedimento de Johansen. A análise de co-integração é recomendável quando são utilizadas variáveis não-estacionárias, o que inviabiliza o uso do modelo de regressão simples para estabelecer a relação entre as variáveis. A não-estacionariedade das variáveis num contexto de regressão linear simples invalida as inferências baseadas nos testes t e F e impede o correto estabelecimento de relações de equilíbrio entre elas. Caso as variáveis sejam co-integradas, entretanto, é possível estabelecer tais relações e analisar o comportamento de curto e longo prazo entre as variáveis. Desta forma, foram escolhidas quatro séries de preços para representarem os preços internos e externos. O preço interno foi representado pela série CONAB e o preço externo pelas séries Cotlook A, Cotlook B e Nova York. Utilizando preços referentes ao período de janeiro de 1982 a setembro de 2001, o mercado brasileiro e o norte-americano, representados pelos índices CONAB e Nova York, foram considerados integrados, ou seja, choques ocorridos em um mercado foram transmitidos ao outro mercado no longo prazo. Testando o grau de integração entre estes mercados, concluímos que eles podem ser considerados perfeitamente integrados neste período, ou seja, a variação no preço de um mercado foi transmitida de maneira completa ao outro mercado no longo prazo. Os resultados referentes à década de oitenta mostraram que o mercado brasileiro de algodão em pluma pode ser considerado como um mercado fechado neste período, pois os preços internos representados pelo índice CONAB não participaram do equilíbrio de longo prazo com os demais preços. Este resultado deve-se à grande intervenção governamental no mercado de algodão observada no período, que impedia que grandes quedas ou aumentos de preços internacionais fossem incorporados aos preços internos. Em relação à década de noventa, os resultados indicam que o mercado brasileiro pode ser considerado integrado aos mercados internacionais. De forma geral, os resultados demonstram empiricamente a modificação ocorrida no mercado brasileiro de algodão na década de noventa, demonstrando que este mercado é significativamente mais integrado às variáveis internacionais do que na década de oitenta.

ASSUNTO(S)

cointegration procedimento de johansen. johansen procedure algodão market integration integração de mercados co-integração cotton

Documentos Relacionados