A dança como tessitura do espaço

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1999

RESUMO

Esta tese consiste no estudo do espaço como elemento da composição coreográfica, e sua configuração na dança enquanto topos de representação cênica. São empregados, em sua análise, conceitos retirados das novas abordagens da Física Matemática, das Ciências Cognitivas e dos princípios da Teoria da Evolução. A introdução da Teoria da Evolução como suporte ontológico possibilita um olhar discriminado sobre o objeto artístico e permite um diálogo entre arte e ciência. Restaura, ainda, a complexidade da realidade a partirda indivisibilidadee da conectividadeentrenaturezae homem,ou seja, o homem e seu produto artístico-cultural como projetos da natureza. Esta análise relaciona conceitos científicos a filosóficos - estes, a partir, principalmente, do pensamento de Charles Sanders Peirce1 - que, aplicados à arte, facilitam a sua abordagem tanto do ponto de vista da criação quanto da percepção. O ensino da dança, em especial no Brasil, se limita, na maior parte das vezes, ao treinamento de técnicas corporais, tais como: técnica do ballet, técnica de Matha Graham, e outras. É muito incipiente, portanto, no que diz respeito ao ensino da composição coreográfica, ou mesmo ao da história da dança, a elementos de música, estética e filosofia. Como subsídios para o estudo do espaço enquanto elemento da composição coreográfica apresento esta tese, que pretende introduzir um outro olhar sobre a dança, lida enquanto configuração simbólica espaçotemporal

ASSUNTO(S)

corpo cosmogonia danca e organizacao danca -- semiotica coreografia lingüística, letras e artes mitos

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