A fuga da sonata para piano de Camargo Guarnieri : uma análise retórico-estrutural
AUTOR(ES)
Vieira, Daniel Angelo B.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Este trabalho analisa retoricamente a fuga do terceiro movimento da Sonata para piano de Camargo Guarnieri. Para tal, utilizei uma combinação de autores dentre eles Harrison (1990), Lester (2001) e Hindemith (1970). Neste trabalho considero a natureza retórica da fuga como sugerido por Harrison (1990). A determinação de um status gera um conflito interno para a fuga funcionando como plano para a sua estrutura, a resolução desse plano conflitante é demonstrada como argumentos retóricos, todos oriundos do status. Também, como reflexo desse status, a representação de um simbolismo numerológico e divisão de seção áurea é denotado, tendo partido de uma ação especulativa. A fuga, dessa maneira mostra-se num relacionamento de unidade temática com relação à sonata como um todo, demonstrando maestria e domínio técnico por parte do compositor.
ASSUNTO(S)
fugue in the xx century guarnieri, camargo, 1907-1993 retórica : música fuga : musica musical rhetoric
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/12889Documentos Relacionados
- Sonata para viola e piano (1950) de Camargo Guarnieri: estudo técnicointerpretativo e tratamento editorial
- A Toccata e a Sonata de Camargo Guarnieri : uma abordagem tecnica para a performance
- Choro para piano e orquestra de Camargo Guarnieri : formalismo estrutural e presença de aspectos da musica brasileira
- Camargo Guarnieri: uma análise das sonatinas n.3 e n.6 para piano
- Dança brasileira and dança negra for piano by Camargo Guarnieri : an interpretative approach