A galectina-3 na fisiologia e no câncer de tiróide: identificação de SNPs no gene LGALS3 e estudo funcional de galectina-3 in vitro e in vivo / Galectin-3 in thyroid physiology and cancer: identification of SNPs in the LGALS3 gene and functional study of galectin-3 in vitro and in vivo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Neste estudo, investigamos o envolvimento de galectina-3 na fisiologia e no câncer de tiróide usando vários modelos biológicos e metodologias. Observamos que o gene LGALS3 apresenta um SNP no códon 98, mas não observamos correlação entre os genótipos deste SNP e fenótipo de câncer de tiróide. Na linhagem de tiróide de rato PCCl3, mostramos que a indução da expressão do oncogene RET/PTC promove o aumento da expressão de galectina-3, no entanto, a expressão de galectina-3, por si só, não confere vantagem de proliferação à célula. Por outro lado, na linhagem de carcinoma papilífero de tiróide TPC-1, a galectina-3 contribui para a sobrevivência da célula tumoral e progressão do ciclo celular, aumentando a expressão de c-Myc, diminuindo a expressão de p21 e caspase-3, e favorecendo a ativação de importantes vias envolvidas no controle do ciclo celular. Além disto, em modelos in vivo e in vitro, a galectina-3 interferiu na função e diferenciação da célula folicular tiroidiana, exercendo um papel indireto na regulação da expressão da tireoglobulina e atividade de TTF-1.

ASSUNTO(S)

rna interference interferência de rna sinalização celular galectina-3 ciclo celular e apoptose cell cycle and apoptosis thyroid cancer galectin-3 single nucleotide polymorphism (snp) câncer de tireóide polimorfismo de um único nucleotídeo cell signaling

Documentos Relacionados