A Imagem da Nação Portuguesa em a Queda Dun Anjo, de Camilo Castelo Branco
AUTOR(ES)
Adriano Lima Drumond
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Neste trabalho, analiso a imagem da nação portuguesa que Camilo Castelo Branco delineou em A Queda dum Anjo, romance publicado em 1865. Para tal, discuto teóricos da nação - Renan, Hobsbawn, Bhabha, por exemplo - e me baseio em informações históricas sobre o contexto de meados do século XIX, refletido pela narrativa camiliana. Calisto Elói, protagonista de A Queda dum Anjo, é lido como símbolo de Portugal, nação dividida em duas temporalidades: o velho e o novo, o antino e o moderno. O conflito entre essas duas temporalidades marca a própria modernidade do romancista Camilo Castelo Branco e o fenômeno da nação, o qual na época um influente paradigma político- cultural.
ASSUNTO(S)
literatura e história teses. ficção portuguesa história e crítica teses. castelo branco, camilo, 1823-1890. queda dum anjo crítica e interpretação teses. literatura e sociedade portugal séc. xix teses. estado nacional teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZFFYBDocumentos Relacionados
- Camilo Castelo Branco: the moral in the service of the conveniences
- O romance-folhetim de Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós
- Algumas afinidades: Alexandre Dumas, Camilo Castelo Branco e Machado de Assis
- Between the heart and the stomach: the Camilo Castelo Brancos distanced gaze
- Memórias Póstumas de Brás Cubasand Coração, Cabeça e Estômago- Machado de Assis and Camilo Castelo Branco: readers and critics of Romantism.