A implementação da reorientação curricular em Iporá- Goiás, na perspectiva dos professores de Ciência do 6 ao 9 ano / The implementation of the Curricular Reorientation in Iporá- Goiás- in the perspective of science teachers from 6 th to 9 th grade.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/03/2011

RESUMO

O presente estudo objetiva analisar o processo de implementação da Reorientação Curricular na perspectiva dos professores de Ciências de 6 ao 9 ano, na cidade de Iporá-GO, tendo como foco as concepções sobre currículo no contexto político, cultural e econômico, no período de 2004 a 2010. Considerando que as propostas de mudanças no currículo tem o intuito de atender as exigências dos órgãos de fomento e que muitas vezes, chegam aos professores sem uma discussão e sem considerar sua realidade, a análise e a reflexão sobre a visão destes professores diante dessas propostas de mudança na sua prática tem uma importância fundamental uma vez que é ele, o professor, quem executa, vivencia e identifica os efeitos desta implantação. Esta pesquisa foi realizada com professores de Ciências de 6 ao 9 ano de escolas públicas estaduais de Iporá-Goiás; e os instrumentos usados foram questionário e entrevista semiestruturada. Por meio destes instrumentos se procurou saber, inicialmente, qual é a compreensão dos professores sobre o processo de implementação da Reorientação Curricular em Goiás no período de 2004 a 2010, além de identificar quais são as concepções dos professores participantes em relação ao currículo de Ciências, bem como conhecer quais as mudanças já efetivadas na prática destes professores. Como intervenção, este estudo busca subsídios para a formação dos professores no que diz respeito à implementação destas mudanças em sua prática com base na Reorientação Curricular. Foi realizada uma breve análise dos Cadernos Currículo em Debate, material que contem a proposta da Reorientação Curricular e que foi distribuído pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás para todas as escolas públicas. Os resultados deste estudo indicam que apesar de decorridos sete anos do processo de Reorientação Curricular ainda há muitas dúvidas, muitos equívocos, carências e dificuldades em se concretizar as mudanças sugeridas pela proposta. Nesse sentido, esta pesquisa concluiu que é necessário que haja mais tempo para discussão e estudo sobre o currículo, durante a formação inicial, além de mais condições para a criação de grupos de estudo por área para discussões e trocas de experiências.

ASSUNTO(S)

educacao reorientação curricular currículo professores de ciências 1. reorientação curricular-iporá (go) 2. currículo 3. professores de ciências curricular reorientation curriculum teachers of sciences.

Documentos Relacionados