A implementação do Parque Estadual Matas do Segredo como oportunidade de desenvolvimento local para as comunidades circunvizinhas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

As Unidades de Conservação são espaços protegidos pelo poder público. A criação dessas unidades iniciou no ano de 1872, quando o Governo dos Estados Unidos da América do Norte criou o Parque Nacional de Yellowstone. O Parque Estadual Matas do Segredo, localizado na área urbana de Campo Grande, foi criado a partir da mobilização dos moradores vizinhos ao parque. O modo pelo qual foi conduzida a implantação dessa unidade apresentou iniciativas de desenvolvimento local. Este trabalho teve como objetivo identificar as iniciativas de desenvolvimento local decorrente da implantação deste parque, de modo a contribuir com a comunidade vizinha em futuras ações de implementação. Para tanto foram realizadas entrevistas estruturadas com a população local e um Diagnóstico Participativo em Unidades de Conservação (DiPUC) elaborado pelo Instituto de Florestas de Minas Gerais. Foram entrevistadas 115 pessoas vizinhas ao parque. Do DiPUC, participaram 600 moradores, que elaboraram um mapa da área, um calendário de atividades no parque, um diagrama de fluxo e um diagrama de relações objetivando verificar a percepção ambiental dos moradores e o nível de envolvimento da população, além de um resgate da linha histórica da criação da unidade. Percebeu-se que a comunidade local foi fundamental no processo de criação do parque. Essa mobilização popular caracterizou o que é chamado de capital social, um dos indicadores de desenvolvimento local. A análise dos resultados mostrou que os moradores consideraram que a proteção da mata trouxe resultados positivos: a proteção contra marginais, à pavimentação do local, e melhoria da qualidade ambiental. Foi citado o Projeto Florestinha criado a partir de iniciativas da própria comunidade, e tinha como objetivo a proteção das Matas do Segredo anteriormente a criação do parque. Essas e outras iniciativas apresentadas neste trabalho demonstraram que há desenvolvimento local e, se valorizada esta potencialidade o parque poderá ser implantado sem maiores obstáculos.

ASSUNTO(S)

mobilização comunitária. planejamento urbano e regional desenvolvimento local; parque estadual matas do segredo (ms). desenvolvimento local communitarian mobilization. local development unidades de conservação units of conservation

Documentos Relacionados