A mensageira : uma revista de mulheres escritoras na modernização brasileira

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1999

RESUMO

Tomando como ponto de partida um estudo prévio - trabalho de iniciação científica elaborado em 1994 e 1995 a respeito da bibliografia de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) - a pesquisa relativa à presente dissertação de mestrado, desenvolvida entre 1997 e 1999, teve por objetivo proceder à caracterização de conteúdos político-ideológicos subjacentes nos escritos do grupo de mulheres reunidas em tomo da revista A Mensageira, mantida na capital paulista por Prisciliana Duarte de Almeida (1867-1944), em 1897-1900. Embasada na elaboração de um analítico de todas as edições da revista, de um índice onomástico e de um dicionário biobibliográfico de colaboradores e colaboradoras da revista, a pesquisa possibilitou uma caracterização mais acurada da inserção sócio-cultural daquelas escritoras, evidenciando a existência de múltiplas orientações no que tange a seu posicionamento frente ao processo de acelerada modernização que se impunha às metrópoles brasileiras da virada do século, mais notadamente à cidade de São Paulo. Ainda assim, foi possível caracterizar, na maior parte dos textos estudados, a filiação dessas mulheres aos pressupostos teóricos do iluminismo e do socialismo utópico, - e, apesar das evidências de seu atrelamento ao positivismo e à estética pamasiana dominante, caracterizar a superação do antifeminismo associado à ortodoxia comtiana por intermédio da adoção de proposições dos precursores da pedagogia renovada (Froebel e Pestalozzi) ou pela adesão à orientação libertária assumida no final do Oitocentos pelo evolucionismo de Spencer. Testemunhas otimistas do processo de consolidação da República civilista, as mulheres escritoras de A Mensageira defendem um projeto feminista sereno (baseado principalmente na universalização da instrução e no livre exercício das profissões, em todos os níveis), preocupando-se ainda com a construção de um panteão nacionalista e com a adoção de uma estética essencialmente neo-romântica, anti-elitista e espontânea, em harmonia com as raízes populares brasileiras

ASSUNTO(S)

ideologia e literatura evolução social mulheres - brasil - historia

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