Artigos científicos, teses e dissertações
Publicados nas melhores instituições de ensino

A PATH OF JEAN PIERRE Chabloz ARTISTIC CREATION IN THE MIDDLE OF THE CITY OF FORTRESS IN THE VISUAL ARTS / A TRAJETÓRIA DE JEAN PIERRE CHABLOZ NA CONSTITUIÇÃO DO MEIO ARTÍSTICO DA CIDADE DE FORTALEZA NO ÂMBITO DAS ARTES VISUAIS

Este trabalho discute a trajetória do artista suíço Jean Pierre Chabloz na constituição do meio artístico da cidade de Fortaleza, no âmbito das artes visuais, durante a década de 1940. O sentido de tal trajetória visa a romper com a linearidade biográfica que focaliza os personagens de forma individualizada, recolocando o suíço e sua produção artística no estatuto coletivo da arte cearense. A pesquisa objetiva compreender o papel das ideias de Chabloz no campo das formações artística e estética, estudar os pressupostos teórico-filosóficos que fundamentam suas concepções pedagógicas a partir de sua trajetória formativa e compor aspectos de sua identidade como educador, como crítico de arte e como artista, tendo por base seus registros documentais produzidos nos anos 1940. As ideias estéticas e pedagógicas de Chabloz o definem como um artista-intelectual de formação acadêmica, que assume seus preconceitos culturais e possui um caráter que o contradiz a partir de suas concepções de arte e sua prática artística. Do ponto de vista metodológico, o estudo constitui-se de uma pesquisa histórica na área da Educação, fundamentada por registros documentais e por estudiosos como Bourdieu (2006, 2010a, 2010b), Burke (1991, 2005, 2008), Certeau (1982), Elias (1994, 1995), Heinich (2008) e Le Goff (1990, 2001); e interpretada criticamente sob os pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural (NHC), entendidos como um percurso viável para possibilitar uma compreensão sobre Chabloz como um personagem "globalizante, em torno do qual toda a pesquisa é organizada. Após sofrer todas as tensões dos campos artístico-culturais do eixo Rio-São Paulo e criticar duramente a qualidade da arte brasileira, Chabloz chega ao Ceará e passa vivenciar e compreender a cultura e a arte do lugar, pautada pelo discurso social regionalista nordestino, reelaborando seus conceitos e sua produção de arte de acordo com estes ideais.