A resistência do movimento estudantil brasileiro contra o regime ditatorial e o retorno da UNE à cena pública (1969-1979) / La résistance du mouvement étudiant brésilien au régime dictatorial et le retour de lUNE à la scène publique (1969-1979)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente estudo procura mostrar a importância do movimento estudantil (ME) brasileiro na resistência contra a ditadura nos anos 1970. A partir da promulgação do AI-5, em fins de 1968, a tese evidencia a continuidade do movimento, que apresentou diferentes propostas de resistência. Demonstra de que forma o ME inventou novas táticas e estratégias para se fazer representar na arena política, o que o permitiu que fosse o primeiro ator a retornar à cena pública em 1977, contribuindo, com os demais movimentos sociais, para a redemocratização do país. O trabalho ainda demonstra os esforços que os estudantes fizeram para manter sua representatividade associativa, mostrando também que tais esforços contribuíram para a reorganização da UNE, aos primeiros sinais de abertura do regime.

ASSUNTO(S)

dictature ditadura mouvement étudiant movimento estudantil redémocratisation redemocratização résistance resistência união nacional dos estudantes (une) união nacional dos estudantes (une)

Documentos Relacionados