A vária máscara de Joana : melancolia em perto do coração selvagem
AUTOR(ES)
Daniel da Silva Portugal
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Intitulado A vária máscara de Joana: a melancolia em Perto do coração selvagem, o estudo em questão se encontra dividido em seis partes: a primeira consiste na elaboração de um esboço teórico sobre a melancolia que oferece os pressupostos que norteiam o estudo, trata-se de uma breve introdução ao estudo da melancolia, um histórico até nossa época, contra-depressores e a chegada da melancolia no Brasil e suas particularidades; a segunda parte remonta o tema da melancolia, afunilando sua concepção para fazer surgir a chamada melancolia criativa, tão difundida por Walter Benjamin, que serve de âncora para o trabalho de escrita clariciano e de força potencial para os processos vividos pelas personagens desta escritora; a terceira parte examina o método de Clarice Lispector na tentativa de ressaltar pontos importantes de produção relacionados à temática da melancolia, fazendo da análise psicológica seu estilo; as últimas partes (quarta, quinta e sexta partes) estão divididas em tópicos que ilustram os conflitos, na maioria das vezes contraditórios, da protagonista Joana, bem como, sua dificuldade de interação com as coisas e as pessoas que a cercam. A escrita fragmentária, as buscas essenciais do ser, a proximidade com a morte, a multiplicidade de vozes do feminino, De profundis, imagens surrealistas, a incessante busca pela coisa, viagens, epifania, a falha na linguagem, o gosto pelo mal, tudo isso tendo como ponto de partida a melancolia - ferramenta de transformação e criação. O estudo aprofunda-se no terreno da melancolia (Freud, Benjamin, Kristeva), local de movimentos ambíguos e contraditórios. Trata-se de uma viagem que conduz às mais diversas sensações corpóreas e psicológicas de Joana, cenas-enigma a serem decifradas e imagens conflitantes que despertam para uma visão crítica dentro da sociedade moderna. Desde o início, algo pulsa sem parar, uma incessante lembrança e busca do que se perdeu. Estamos diante de reciclagens do interior/exterior, dor/prazer, visões, abismo, êxtase no porvir e saída através da luz melancólica
ASSUNTO(S)
clarice lispector personagem literatura comparada romance b]brasileiro clarice lispector brazilian novel character
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