A volatilidade nos preÃos do cafà futuro brasileiro e seus principais elementos causadores. / The volatility in the future prices of the brazilian coffee and its main causing elements.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

As mudanÃas ocorridas nas Ãltimas dÃcadas no plano institucional e econÃmico impulsionaram os agentes econÃmicos do setor agropecuÃrio à busca constante pela profissionalizaÃÃo. Nesse contexto, os instrumentos derivativos constituem-se em importante meio para a atividade de gestÃo do risco e realizaÃÃo de hedge dos agentes das cadeias agropecuÃrias, dado ao elevado nÃvel de incerteza presente nesta atividade produtiva. No entanto, para atuar no mercado dos derivativos à requerido que os agentes detenham informaÃÃes relevantes acerca de suas peculiaridades, bem como sobre o comportamento dos seus preÃos e dos traders que operam neste mercado. Essa anÃlise possibilita que esses agentes conheÃam os elementos que o desestabilizam o mercado no qual estÃo operando e os permite operarem com menor exposiÃÃo aos riscos de flutuaÃÃes de preÃos. Assim sendo, a fim de compreender melhor os fatores que provocam distÃrbios nos retornos dos contratos futuros do cafà arÃbica da BM&F, implementou-se os modelos da classe ARCH para examinar a volatilidade desta commodity. Os resultados empÃricos sinalizam a presenÃa de assimetria a boas e mÃs notÃcias e de agrupamentos de volatilidade a sÃrie em questÃo, ou seja, da presenÃa dos fatos estilizados das sÃries financeiras. Ademais, constatou-se que a expectativa quanto aos nÃveis da produÃÃo brasileira apresentaram fortes reflexos sobre as cotaÃÃes do cafÃ, tanto no mercado futuro brasileiro como no norte-americano. Embora a intensidade desses reflexos venha apresentando reduÃÃes nos Ãltimos anos. Dessa forma, fatores climÃticos nas principais regiÃes produtoras deste paÃs geram agitaÃÃes no mercado mundial do cafÃ. Evidenciou-se, ainda, que o ciclo produtivo do cafÃ, no que diz respeito a sua bianualidade, exerce papel significativo na formaÃÃo das expectativas dos traders quanto ao nÃvel de produÃÃo do cafÃ. Verificou-se, tambÃm, que as polÃticas institucionais de elevaÃÃo artificial dos preÃos mundiais do cafà demonstram-se ineficientes no atual contexto comercial. No que diz respeito, a atuaÃÃo dos especuladores no mercado futuro do cafà ressalta-se a importÃncia que o conhecimento da atuaÃÃo desses agentes possui para que os demais participantes possam nortear as suas decisÃes.

ASSUNTO(S)

volatility mercado futuro administracao futures market coffee model arch modelos arch volatilidade future price cafà preÃo futuro

Documentos Relacionados