Análise da distribuição da freqüência mensal de precipitação para a sub-região da Nhecolândia, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil.

AUTOR(ES)
FONTE

Corumbá: Embrapa Pantanal

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Durante o período 1977 a 2000, foram analisados dados diários de precipitação coletados na Estação Climatológica de Nhumirim (latitude 18o59'19.86 S, longitude 56o37'21.74 W, altitude 97 m), localizada na fazenda Nhumirim, sub-região da Nhecolândia, Pantanal, MS. Os objetivos deste trabalho foram verificar o intervalo de precipitação que ocorreu com maior freqüência na sub-região da Nhecolândia e em que mês ocorreu. Foi feita uma classificação da intensidade de precipitação ocorrida de acordo com o intervalo de classe nos quais os valores de precipitação foram divididos. Calculou-se o percentual da freqüência que cada intervalo apresentou em relação ao total de dias com ocorrência de precipitação. O resultado mostrou que o intervalo de precipitação com maior freqüência (cerca de 26%) em todos os meses foi o intervalo de [0,1 mm; 5 mm], o qual foi classificado como "intensidade de precipitação muito fraca".

ASSUNTO(S)

climatologia precipitação pluvial comportamento intervalo distribuição sazonalidade estação climatológica nhecolândia pantanal climatology behavior of rainfall rainfall interval climatological station

Documentos Relacionados