Análise de uma extensão do agendador a taxas monotônicas na presença de tarefas esporádicas ou incertas aplicada a um computador de controle de missão / Analysis of an extended rate monotonic scheduler with sporadic or uncertain task and its influence on a control system.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho analisa uma extensão do Agendador / Escalonador a Taxas Monotônicas (Rate Monotonic Scheduler-RMS) na presença de tarefa esporádica ou incerta e de seus efeitos sobre um Sistema de Controle em Tempo Real Rígido. Visto que os requisitos temporais dos Sistemas são mapeados em prazos limites de tarefas, é estudada a literatura computacional, espacial e aeronáutica afim, levantando-se as bases teóricas fundamentais pertinentes ao assunto em questão, a partir das quais se identificam os algoritmos de atendimento aperiódico: Serviço em Segundo Plano, Servidor de Varredura e Servidor Esporádico, aplicados no contexto de agendamento RMS, como sendo alguns dos métodos que permitem a garantia de atendimento dos prazos limites das tarefas periódicas. São analisados quais métodos e sob quais condições estes métodos fornecem garantias de atendimento aos prazos limites aperiódicos. Para isso, estes algoritmos são implementados, simulados e analisados mediante o uso do simulador HRTSim, uma ferramenta computacional desenvolvida com o propósito de simular o agendamento e a execução de tarefas periódicas e aperiódicas no âmbito de um Sistemas em Tempo Real Rígido. Um estudo de caso envolvendo o problema do agendamento de um conjunto de tarefas de um Computador de Missão (Mission Control Computer - MCC), integrante da aviônica de uma aeronave de combate típica, cujas especificações e resultado de agendamento são conhecidos, é utilizado tanto como referência para validação da ferramenta quanto fonte de resultados para a comparação quando sujeito aos diversos algoritmos de agendamento aperiódico abordados. Como resultados são levantados alguns dos cenários de aplicação de cada método em função da criticalidade dos prazos e dos tempos de resposta esperados das tarefas aperiódicas bem como da complexidade de implementação. É observado também que um melhor aproveitamento da capacidade de processamento da CPU pode ser obtido, mediante uso da atribuição de prioridades de acordo com a política RMS, porém, com teste de agendabilidade baseado nos tempos de resposta ao invés do teste RMS original baseado em utilização, quando do uso do algoritmo Servidor Esporádico para atendimento a tarefa esporádica.

ASSUNTO(S)

agendamento em tempo real escalonamento em tempo real sistemas em tempo real tarefas esporádicas tarefas aperiódicas agendamento a taxas monotônicas rms rma real time scheduling real time systems sporadic tasks aperiodic tasks rate monotonic shceduling

Documentos Relacionados