Análise do forame mentual em tomografias computadorizadas de feixe cônico

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. odontol. UNESP

DATA DE PUBLICAÇÃO

2015-08

RESUMO

ResumoIntrodução

O conhecimento das estruturas anatômicas localizadas na região entre os forames mentuais é de importância crucial nos planejamento pré-operatórios.

Objetivo

Avaliar a posição do forame mentual relacionado aos ápices dos dentes, sua distância aos bordos da mandíbula com uso da tomografia computadorizada de feixe cônico.

Material e método

Foram avaliadas 100 tomografias computadorizadas de feixe cônico da mandíbula realizada num único aparelho de tomografia. Cada imagem escolhida foi avaliada de forma repetida para ambos os lados da mandíbula, a posição do forame mentual, indicando a região em que o forame se encontrava e as medidas do forame mentual a cortical lingual e base da mandíbula. Os dados foram analisados inicialmente de forma descritiva. Um valor de p<0,05 foi escolhido como o nível de significância.

Resultado

42% dos forames mentuais estavam localizados no ápice do segundo pré-molar. A margem lingual do forame mentual localizou-se em média de 3,1 mm a partir da cortical lingual. A margem inferior do forame mentual foi localizada 7,25 mm acima da borda inferior da mandíbula.

Conclusão

O forame mentual localizou-se com maior frequência em nível dos ápices dos segundos pré-molares, com distância à cortical lingual, em média, de 3,1 mm e base da mandíbula, em média, de 7,25 mm.

ASSUNTO(S)

nervo mandibular mandíbula tomografia computadorizada de feixe cônico

Documentos Relacionados