Análise do isomorfismo na constituição do arranjo organizacional Coordenação de Curso : estudo de caso em duas Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

As Instituições de Ensino Superior há muito que não se ocupam apenas disto que lhes dá a designação: o ensino. Sobretudo quando se refere à universidade pública fica difícil caracterizar em uma só palavra a que esta se dedica. A criação de um arranjo organizacional que se ocupe somente dos cursos, nos casos estudados, é uma alternativa para garantir as especificidades e mesmo o funcionamento satisfatório do ensino frente a tantos outros produtos que concorrem dentro da instituição universitária. Encontrar os fatores e valores que constituem o funcionamento cotidiano do órgão responsável pelo ensino de Graduação e observar sua relação com a estrutura organizacional de forma que este atenda satisfatoriamente às necessidades dos cursos dentro do ambiente institucional é parte substancial do esforço de compreensão a que se dedica esta dissertação. Este estudo vai se debruçar sobre a análise dos arranjos organizacionais Coordenação de Curso e Comissão Coordenadora de Curso de duas IES públicas no estado de São Paulo: Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Procuramos identificar procedimentos semelhantes e/ou diferentes sobre a organização que tem, pelo menos teoricamente, o mesmo objetivo principal: administrar cursos de graduação.

ASSUNTO(S)

ensino superior novo institucionalismo formação profissional burocracia governance university governança isomorphism desenvolvimento organizacional course coordination engenharia de producao professionalism

Documentos Relacionados