Análise por microarray de genes diferencialmente expressos em linhagem celular de câncer de mama (MDA-MB-231) tratada com o peptídeo bioativo da laminina C16. / Microarray analysis of differentially expressed genes in MDA-MB-231 breast cancer cells treated with laminin-derived peptide C16.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/10/2011

RESUMO

O câncer de mama representa importante problema de saúde pública. O microambiente tumoral tem participação no câncer. Peptídeos derivados da laminina estão envolvidos com progressão tumoral. O peptídeo C16 (KAFDITYVRLKF), da cadeia gama-1 da laminina, estimula adesão, migração e invasão celular, metástase e angiogênese. Para avaliar o efeito deste peptídeo na expressão gênica de células de câncer de mama (MDA-MB-231), células foram tratadas com C16 ou peptídeo controle (FKLRVYTIDFAK) por 24 horas. Após tratamento, a expressão gênica foi avaliada por microarray. C16 regulou a expressão de 80 genes em células MDA-MB-231, incluindo genes associados ao câncer. Os genes FGFR3, GPNMB e SPOCK1 tiveram suas expressões aumentadas após tratamento com C16, como confirmado por PCR quantitativo. Ensaios de invasão em câmaras de Boyden também indicam que C16 estimula invasão de células MDA-MB-231, porém C16 não mostrou efeito sobre proliferação e apoptose. Nossos dados sugerem que o peptídeo C16 regula expressão gênica e estimula invasão de células de câncer de mama MDA-MB-231.

ASSUNTO(S)

breast cancer cement matrix expressão gênica extracellular matrix gene expression matriz de cemento matriz extracelular neoplasias mamárias neoplasmas neoplasms

Documentos Relacionados