Analysis of the relation between basal metabolic rate, body composition and sleep in elderly before and after resistance training / Análise da realçaõ entre a taxa metabólica basal, a composição corporal e o sono em idosos antes e após o treinamento resistido.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Durante o processo de envelhecimento ocorrem alterações neuroquímicas, morfológicas e funcionais, como a redução de algumas das características do sono, da quantidade da massa livre de gordura e da taxa metabólica basal. Estes fatores podem estar relacionados uma vez que a diminuição da taxa metabólica basal ocorre em conseqüência da diminuição da massa livre de gordura. O treinamento físico provavelmente pode minimizar tais efeitos e/ou trazer resultados positivos ao padrão do sono, assim como aos parâmetros da composição corporal e ao metabólico. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do treinamento resistido na taxa metabólica basal (TMB), na composição corporal e nos parâmetros do sono, verificando as suas possíveis relações em homens idosos. A amostra foi composta por 37 homens idosos com uma idade entre os 65 e os 75 anos, distribuídos aleatoriamente em dois grupos: o controle (GC) e o resistido (GR). O protocolo incluiu 72 sessões de treinamento resistido progressivo realizado três vezes semanais; e avaliações do metabolismo basal, da composição corporal, do sono (objetiva e subjetiva) e do consumo alimentar. Os resultados demonstraram que a força muscular aumentou em todos os grupos musculares no GR. Nas variáveis morfológicas, somente o GC aumentou a massa gorda e diminuiu a livre de gordura na avaliação final, enquanto que o GR manteve todas as variáveis da composição corporal. A TMB e o consumo energético diário não sofreram alterações em ambos os grupos ao longo das avaliações. Nas variáveis do sono, o GC aumentou o tempo total de sono, os microdespertares e o valor da escala de Pittsburgh, enquanto que o GR reduziu significativamente o percentual do estágio 1 do sono NREM. Houve associação de causa e efeito da massa livre de gordura (kg) e do estágio 1 sobre a TMB com o modelo final de regressão (TMB= 539,81 + 21,99 massa livre de gordura 26,01 estágio 1), o que explica os 34% da variação da TMB. Em conclusão, os resultados sugeriram que o treinamento resistido, apesar de não alterar as relações entre a TMB, o sono e a composição corporal, foi efetivo para aumentar a força muscular, manter a massa livre de gordura e a TMB, e ainda melhorar a qualidade do sono em idosos saudáveis, refletindo numa qualidade de vida mais ativa para uma longevidade saudável.

ASSUNTO(S)

aging, resistance training, basal metabolic rate, sleep and body composition. 1. envelhecimento. 2. sono. 3. taxa metabólica basal. 4. composição corporal. 5. treinamento resistido. psicobiologia

Documentos Relacionados