Application of pot still vinasse with or without nitrogen suplementation on irrigated and non-irrigated ratoon sugar cane. / AplicaÃÃo de vinhaÃa de alambique com e sem complementaÃÃo nitrogenada em cana-soca irrigada e nÃo irrigada.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

OLIVEIRA, Ednaldo Liberato de. AplicaÃÃo de vinhaÃa de alambique com e sem complementaÃÃo nitrogenada em cana-soca irrigada e nÃo irrigada. 2009. 72 p. Tese (Doutorado em Engenharia AgrÃcola) â Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG . De maneira geral, a vinhaÃa de alambique à um resÃduo com alta capacidade de poluir, principalmente os recursos hÃdricos. Entretanto, sua aplicaÃÃo em doses adequadas no solo favorece o aumento da disponibilidade de alguns elementos essenciais para as plantas. No sistema de cana colhida sem prÃvia despalha a fogo, existem dÃvidas quanto a real necessidade da complementaÃÃo nitrogenada em Ãreas que recebem aplicaÃÃo de vinhaÃa. A irrigaÃÃo na cultura da cana - de - aÃÃcar à uma prÃtica ainda em estudo. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da aplicaÃÃo de vinhaÃa de alambique com e sem complementaÃÃo nitrogenada em cana-soca irrigada e nÃo irrigada. O experimento foi conduzido na CachaÃaria JM, MunicÃpio de PerdÃes, MG, no perÃodo de setembro de 2006 a setembro de 2008, instalado num Latossolo Vermelho-Amarelo distrÃfico, textura argilosa, cultivado com o hÃbrido SP80-1816. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 2, com trÃs repetiÃÃes. Os tratamentos corresponderam à aplicaÃÃo de quatros doses de vinhaÃa de alambique (0, 100, 150 e 200 m3 ha-1) e duas doses de adubaÃÃo nitrogenada (0 e 60 kg ha-1 de N). As avaliaÃÃes foram realizadas com base nos ambientes representados pelas canas de 30 e 40 cortes, irrigadas e nÃo irrigadas. Foram avaliadas as caracterÃsticas agrÃcolas (nÃmero, comprimento, diÃmetro e rendimento de colmos) e caracterÃsticas tecnolÃgicas da cana (Brix, Pol, Fibra, Pureza, AR e ATR). As doses estimadas de 141,66 e 174 m3 ha-1 de vinhaÃa de alambique proporcionaram os maiores rendimento de colmos para a cana de terceiro corte, no ambiente irrigado e nÃo irrigado, respectivamente. Na cana de quarto corte, tanto no ambiente irrigado quanto no nÃo irrigado, à medida que aumentou a dose de vinhaÃa ocorreu aumento no rendimento de colmo. A fibra teve seu valor reduzido com o aumento das doses de vinhaÃa. No sistema de cana-soca colhida sem prÃvia despalha a fogo, hà necessidade da aplicaÃÃo de nitrogÃnio em Ãreas de aplicaÃÃo de vinhaÃa; tanto no ambiente irrigado como no nÃo irrigado. O aumento no rendimento final de colmo obtido mediante o uso da irrigaÃÃo foi de 15,16% no terceiro corte e de 23,65% no quarto corte, sendo tecnicamente viÃvel o uso da irrigaÃÃo em cana-soca.

ASSUNTO(S)

1. irrigaÃÃo. 2. saccharum hibridas. 3. resÃduo de alambique. 4. adubaÃÃo de cobertura . 5. reuso de Ãgua engenharia de agua e solo

Documentos Relacionados