As escutas do filho de santo sobre a morte: entre o silÃncio do ocidente moderno e a fala do candomblÃ

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esse trabalho buscou compreender como os fiÃis do candomblà se relacionam com a realidade da morte. O ponto inicial foi marcado pelo cruzamento das culturas ocidental moderna e do candomblà na prÃtica dos rituais de morte. Os principais fundamentos teÃricos foram trazidos de Philippe AriÃs e Jean Baudrillard, para compreensÃo da cultura ocidental moderna, e de Monique Augras e Reginaldo Prandi, para compreensÃo do candomblÃ. Uma incursÃo pela representaÃÃo da morte no ocidente, da idade mÃdia aos dias de hoje, registrou as vÃrias faces da morte ao longo da histÃria, atà à perda dessa face, resultando em sua exclusÃo da vida moderna. A assepsia da morte tutelada pela ciÃncia mÃdica e a rapidez dos ritos fÃnebres foram o contraponto para o entendimento do significado da morte para o candomblà e seus complexos ritos de iniciaÃÃo e morte. Trouxemos para esse trabalho a visÃo da psicologia cultural, e por meio da fenomenologia, buscamos compreender como o fiel do candomblÃ, sujeito do sÃculo XXI, transita entre essas duas culturas, onde se situa e como significa vivÃncias tÃo discordantes. O suporte metodolÃgico nos foi dado pelo estudo das obras de Monique Augras e Mauro Martins Amatuzzi. A pesquisa de campo desenvolveu-se ao longo de dois anos, no Axà Baraleji, Terreiro localizado no entorno do Distrito Federal, sob o comando do Babalorixà Tito de Omolu. Nesse perÃodo, ocorreu a morte da Ialaxà Verinha de Oxum, quando pudemos observar seu ritual de axexà (ritual de morte), realizado por sete dias consecutivos. Contamos ainda com a descriÃÃo do ritual de iniciaÃÃo, vivenciado pela pesquisadora e, por Ãltimo, tivemos a valiosa contribuiÃÃo das experiÃncias de quatro filhos de santo, com participaÃÃo no culto entre oito e vinte anos, todos submetidos aos rituais de iniciaÃÃo e presentes ao ritual do axexà realizado nessa comunidade. Desse encontro de vozes, podemos escutar que o iniciado do candomblà à sÃntese, na medida em que agrega diferentes saberes e experiÃncias e, antes de descartÃlas, como à regra no mundo moderno, acolhe-as a fim de compor um sistema de mundo que lhe seja mais favorÃvel. O candomblà à uma religiÃo que, apesar de incrustada no mundo moderno, preserva seus fundamentos e tradiÃÃes, incluindo a face da morte, onde ela nÃo à ignorada, mas parte permanente do sistema de trocas da vida.

ASSUNTO(S)

psicologia social candomblÃ;morte - aspectos psicolÃgicos; fenomenologia psicologia da religiÃo e morte psychology of religion and death candomblà âcandomblÃâ

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