Assessment of conventional and digital radiographic methods in the diagnosis of marginal fit of the implant-abutment interface. / Avaliação do exame radiográfico convencional e digital e digital no diagnóstico da adaptação entre implantes dentários e protéticos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A Implantologia é uma das modalidades de reabilitação bucal, inclusive pela alta taxa de sucesso das próteses implanto-suportadas. No entanto, estão sujeitas a alguns problemas exclusivos, como o afrouxamento do parafuso e a fratura do parafuso de fixação. A adaptação marginal de um pilar protético sobre o implante é imprescindível para que muitas destas falhas não ocorram. Além disso, desadaptações e cavidades entre estes componentes podem favorecer o acúmulo de bactérias e causar reações inflamatórias nos tecidos periimplantares. O estudo da adaptação marginal entre estes componentes faz parte de uma linha de pesquisa, com o objetivo de estabelecer um método diagnóstico padronizado, eficaz e reprodutível de avaliação. O presente estudo propôs-se a verificar a validade do método radiográfico convencional e sistema digital Digora, quanto à capacidade diagnóstica da adaptação marginal de cinco pilares protéticos, em titânio Procera Alltitan, com diferentes aberturas entre o implante e o pilar protético. Os pilares foram aparafusados em um implante, que foi posteriormente fixado a uma base metálica hexagonal, permitindo a padronização das tomadas radiográficas e da avaliação microscópica. Os pilares foram avaliados quanto a sua adaptação no implante, utilizando um microscópio óptico comparador (Mitutoyo), utilizado como padrão-ouro do estudo. Foram utilizados matrizes de poliéster em tiras com o intuito de obter aberturas marginais padronizadas de 50m, 100m, 150m e 200m, considerando que cada tira possui uma espessura de 50m. Em cada sistema foram realizadas 75 tomadas radiográficas (15 de cada grupo de abertura marginal), obtendo imagens com cinco tipos de adaptação (adaptado, 50m, 100m, 150m e 200m). Deste modo, foram avaliados 150 pontos proximais, em cada sistema radiográfico. Dois radiologistas avaliaram as imagens e para a análise estatística foi utilizada uma matriz de decisões para a realização dos testes diagnósticos de: sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo e negativo e a medida estatística Kappa. Os resultados obtidos indicaram que os sistemas radiográficos, convencional e digital, possuem alta sensibilidade, especificidade, acurácia, valores preditivos e bom nível de concordância com o grupo-ouro, com uma discreta, mas não relevante, redução da eficácia diagnóstica do sistema digital. Observou-se que os sistemas radiográficos avaliados são excelentes ferramentas de diagnóstico quando aberturas marginais maiores que 50m não são aceitáveis. Deve-se considerar que o sistema radiográfico digital Digora possui grandes vantagens sobre o sistema convencional, como a redução da dose de radiação, a eliminação de erros humanos durante o processamento e a economia de tempo. Deste modo, o sistema Digora pode ser incluído como uma ferramenta de grande importância na reabilitação protética sobre implantes.

ASSUNTO(S)

radiografia dental dental prosthesis implant-supported radiologia odontologica dental radiography prótese dentária fixada por implante adaptação marginal marginal adaptation

Documentos Relacionados