Atuação do fonoaudiólogo nos núcleos de apoio à saúde da família na Paraíba : tecendo os fios entre a fonoaudiologia e a saúde coletiva / Performance of the speech therapist in the Support Center for Family Health in Paraíba: weaving threads between the Speech language and hearing sciences and the Public Health.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/09/2011

RESUMO

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família representa hoje um cenário que revela a atuação do fonoaudiólogo no campo da Saúde Coletiva. Este estudo objetivou analisar a atuação do fonoaudiólogo nas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, em municípios do Estado da Paraíba, na perspectiva de promoção da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e o seu material empírico foi construído por meio de entrevistas semidirigidas no período de abril a junho de 2011, realizadas com doze fonoaudiólogos. A análise foi feita conforme técnica de Análise de Discurso de tendência francesa. Foram produzidas três formações discursivas: 1) Percepções do fonoaudiólogo sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e a Saúde Coletiva; 2) A prática desenvolvida pelo fonoaudiólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família e sua compreensão de promoção da saúde; 3) As dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento da prática profissional no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Na primeira formação discursiva os fonoaudiólogos apresentaram dificuldades em conceituar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e a Saúde Coletiva, fato que pode implicar em um processo de trabalho distanciado da concepção de promoção da saúde. Na segunda formação, os sujeitos se posicionam de modo a informar que, embora o trabalho das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família esteja voltado à promoção da saúde, a sua prática ainda é centrada no cuidado individual e curativo, o que reforça sua característica reabilitadora. Na terceira formação, os fragmentos discursivos revelam que o processo de trabalho do fonoaudiólogo é impactado por dificuldades na estrutura física, transporte e recursos materiais e pela interação entre as equipes da estratégia saúde da família e as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Revelam, ainda, a sobrecarga de atividades e a incompreensão dos gestores sobre o trabalho dos fonoaudiólogos. Como parte da Saúde Coletiva, as formações discursivas indicam que a prática desses profissionais precisa ser repensada face à importância de rupturas que fortaleçam o modelo da promoção da saúde, de modo a estender as ações desses profissionais para além do cuidado individual, curativo e reabilitador.

ASSUNTO(S)

saúde pública saúde da família promoção da saúde fonoaudiologia enfermagem speech language and hearing sciences health promotion family health public health

Documentos Relacionados