Autoria de artefatos de software

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/12/2008

RESUMO

No contexto da engenharia de software, processos de desenvolvimento de software definem um conjunto de atividades, papéis, e artefatos que são utilizados durante o ciclo de vida da construção de um produto de software. Entretanto, tais processos representam artefatos como documentos monolíticos, que são compostos de informações fracamente estruturadas. Isto ocorre dado o fato da construção dos artefatos ser feita a partir de processadores de textos, levando a um problema na computação da estrutura, da organização e do conteúdo, uma vez que limita a potencial formalização dos artefatos utilizados. Diante deste contexto, o desafio é construir artefatos de software que podem ser controlados e gerenciados através de ferramentas que trabalhem com maior nível de formalização. Neste sentido, apresentamos uma abordagem que visa à representação de artefatos de forma bem estruturada, separando artefatos em dois níveis: estrutura e conteúdo. Além disso, este trabalho também auxilia na utilização de artefatos de forma genérica, independente de processo, o que é conhecido na literatura por camadas de definição de artefatos e uso em processos. Desta forma, nossa abordagem consiste na utilização de um paradigma diferente de manipulação de artefatos, numa tentativa de melhoria no controle da informação desde a fase de autoria e definição do processo de desenvolvimento de software.

ASSUNTO(S)

informÁtica engenharia de software ciencia da computacao

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