AvaliaÃÃo da toxicidade aguda e da atividade antiinflamatÃria do extrato aquoso do Cissus sicyoides L. (insulina vegetal)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Cissus sicyoides L. (Vitaceae) (C.sicyoides) à uma planta originÃria da RepÃblica Dominicana, com distribuiÃÃo pantropical e largamente utilizada na medicina popular. Diversas utilizaÃÃes atribuÃdas ao C.sicyoides tÃm sido submetidas à avaliaÃÃo cientÃfica atravÃs de vÃrios modelos experimentais. O objetivo do presente estudo foi avaliar a toxicidade aguda e a atividade antiinflamatÃria do extrato aquoso do C.sicyoides. As doses estudadas na investigaÃÃo da toxicidade aguda (125 a 1000mg/Kg) aplicadas via intraperitoneal nÃo produziram letalidade em camundongos albinos suÃÃos (n=5), assim como nÃo provocaram fenÃmenos fisiolÃgicos anormais. A avaliaÃÃo da atividade antiinflamatÃria, atravÃs do modelo de edema de pata induzido por carragenina, em camundongos albinos suÃÃos (n=5), mostrou que todas as doses empregadas (50 a 500mg/Kg) tiveram potencial antiinflamatÃrio estatisticamente significante, sendo que a dose mais eficaz foi 125mg/Kg a qual reduziu o edema em 66,77% em relaÃÃo ao grupo controle negativo (soluÃÃo salina), seguida das doses 50mg/Kg, 500mg/Kg e 250mg/Kg as quais reduziram o edema em 63,08%; 45,07% e 31,01% respectivamente, sendo que o controle positivo (AAS) reduziu em 65,78%. PÃde-se concluir, portanto, que o extrato aquoso do C.sicyoides nÃo apresenta toxicidade aguda em doses fisiolÃgicas e possui potencial antiinflamatÃrio.

ASSUNTO(S)

cissus sicyoides l. antiinflammatory activity toxicidade aguda atividade antiinflamatÃria cissus sicyoides l. odontologia acute toxicity

Documentos Relacionados