Avaliação de um programa de práticas educativas para monitoras de um abrigo infantil. / Assessment of one program of Educative Practices for caregivers of foster care for children.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Nas últimas décadas parece vir aumentando o número de famílias que encontram dificuldades para educar seus filhos. Dentre as reclamações mais freqüentes, advindas dos pais, estão: a dificuldade em estabelecer limites ao comportamento da criança ou do adolescente, como desenvolver comportamentos que acreditam ser adequados e como proceder quando problemas comportamentais aparecem. Estas dificuldades não se restringem ao universo das famílias que cuidam de seus filhos, mas também são focos de preocupação das instituições que abrigam crianças vítimas de violência doméstica e das monitoras destas. A falta de preparo de pais, educadores ou monitoras de instituições que cuidam de crianças, muitas vezes faz surgir ou agravar problemas de desenvolvimento e de conduta destas. Por esta razão, este estudo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um programa de intervenção junto a monitoras que trabalham com crianças abrigadas, que foram vítimas de violência doméstica, visando apresentar um referencial de práticas educativas, que possa prevenir ou amenizar possíveis problemas de conduta destas crianças. Participaram deste estudo 14 monitoras e 13 crianças de um abrigo localizado em uma cidade litorânea do Estado de São Paulo. Para avaliar a eficácia do programa de intervenção foram feitas avaliações antes do início do programa de intervenção e logo após seu término, utilizando os seguintes instrumentos: IEP Inventário de Práticas Educativas, CBCL Child Behavior Checklist, Roteiro de entrevista sobre história de vida e profissional das monitoras. Além das medidas de pré e pós-teste foram também coletadas medidas contínuas de observação do comportamento de interação da díade monitoracriança, em 19 sessões, sendo três de linha de base, 12 três dias após cada sessão de intervenção e quatro de follow-up, cinco meses após o término da intervenção. Os resultados demonstraram uma redução acentuada das práticas educativas negativas, principalmente Disciplina Relaxada e Monitoria Negativa, com altos escores no pré-teste, bem como um aumento dos escores das práticas educativas positivas. A avaliação obtida com CBCL demonstrou que as crianças apresentaram melhoras comportamentais estatisticamente significativas. Os dados de medida contínua indicaram um aumento dos comportamentos de interação positiva, tanto das monitoras como das crianças, bem como uma diminuição dos comportamentos de interação negativa, sendo que o resultado mais significativo foi que as freqüências de comportamento medidas em follow-up não retornaram aos níveis medidos em linha de base. O programa de intervenção sobre práticas educativas proposto neste trabalho mostrou-se eficaz para gerar mudanças nos padrões de interação entre cuidadores e crianças, entretanto necessitaria de replicações em instituições diferentes para garantir a aplicabilidade em ambientes diversos.

ASSUNTO(S)

sheltered children monitoras de abrigo prevenção de problemas de comportamento caregivers of foster care prevention of behavior disorder educacao especial políticas educativas programa de intervenção intervention program educação especial practical educative

Documentos Relacionados