Avaliação genética de procedências de bandarra (Schizolobium amazonicum) utilizando REML/BLUP (máxima verossimilhança restrita/melhor predição linear não viciada).)

AUTOR(ES)
FONTE

Separata de: Scientia Forestalis

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Entre as essências florestais nativas da região norte de potencial para a produção madeireira destaca-se a bandarra (Schizolobium amazonicum) pelo seu rápido crescimento e qualidade de madeira. O objetivo deste trabalho foi quantificar a variabilidade genética entre procedências de bandarra e o progresso genético com a prática da seleção, visando caracterizar área de produção de sementes (APS). Foram avaliadas três procedências de bandarra dos Estados de Rondônia, Pará e Acre em delineamento de blocos ao acaso com informação dentro de parcela instalado no espaçamento de 4 x 2 m em Ouro Preto d´Oeste, Rondônia. Foram avaliados os caracteres: diâmetro à altura do peito DAP (cm), altura total ALT(m) e volume de madeira VOL (m³) aos nove anos de idade. A análise da variância indicou a existência de variabilidade genética entre as procedências a 1% de probabilidade somente para os caracteres ALT (m) e VOL (m³). A acurácia do procedimento de seleção entre procedências apresentou magnitude elevada e suas estimativas de progresso genético foram consideradas para prever a média na próxima geração. As estimativas de progresso genético indicam 20% de ganho em volume com a seleção entre procedências e 30% com a seleção entre e dentro de procedências. As procedências avaliadas apresentaram boa adaptabilidade geral, com potencial para a produção de madeira na região e variabilidade genética suficiente para ser explorada com estruturação em famílias.

ASSUNTO(S)

melhoramento florestal Àrea de produção de sementes parâmetros genéticos tree breeding seed production areas genetic parameters

Documentos Relacionados