Avaliação in vitro dos óleos essenciais das plantas Eucalyptus stageiriana e Cymbopogon martinii, no desenvolvimento larvar de nematóides gastrintestinais de caprinos.

AUTOR(ES)
FONTE

CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A resistência aos anti-helmínticos é considerada o maior problema da criação de pequenos ruminantes. Nos países desenvolvidos, as perdas anuais estimadas para o controle de nematóides, superam todos os outros custos para o controle de doenças endêmicas. Dessa forma, o desenvolvimento de populações resistentes tem estimulado a busca por alternativas de controle. A fitoterapia é uma alternativa que poderá reduzir o uso de anti-helmínticos e prolongar a vida útil dos produtos químicos disponíveis, consequentemente pesquisas nessa área vem avançando significativamente. Nesse contexto o presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito In vitro dos óleos essenciais das plantas Eucalyptus stageiriana e Cymbopogon martinii, no desenvolvimento larvar de nematóides gastrintestinais de caprinos. Os óleos essenciais foram avaliados nas seguintes concentrações 5%, 2,5%, 1,25%, 0,625% e 0,312%, com um controle positivo contendo Tween 80 (3%) e um controle negativo composto por água e ovo. Os resultados obtidos foram satisfatórios para as duas plantas, as quais apresentaram eficácia na inibição do desenvolvimento larvar, considerando-se a possibilidade da realização de testes In vivo.

ASSUNTO(S)

caprino doença animal nematódeo gastrintestinal anti-helmíntico haemonchus contortus controle fitoterapia planta medicinal eucalyptus stageiriana Óleo essencial

Documentos Relacionados