Câmara Cascudo e Oscar Ribas: diálogos no Atlântico / Câmara Cascuda and Oscar Ribas: dialogs in the Atlantic
AUTOR(ES)
Alexandre Gomes Neves
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo propor aproximações entre os autores Câmara Cascudo e Oscar Ribas. O primeiro pertencente ao sistema literário brasileiro e o segundo ao angolano. Buscamos a comparação entre ambos, considerando as semelhanças entre seus percursos. Ao longo de suas carreiras, os autores dividiram-se entre a produção literária e a pesquisa folclórica. A proposta que executamos apropria-se do conceito de macrossistema literário defendido por Benjamin Abdala Júnior. Em sua perspectiva, macrossistema é definido pelos contatos que podem ser estabelecidos entre os sistemas literários nacionais no contexto das literaturas de língua portuguesa. Nosso estudo centra-se sobre dois romances: Canto de muro (1959) de Câmara Cascudo e Uanga (feitiço) (1951) de Oscar Ribas. A análise destas obras nos permite apreciar textos fracionados entre o fazer literário e o compromisso com a divulgação de dados de pesquisa. A dualidade nas carreiras dos intelectuais é espelhada na composição de seus romances. Realizamos também uma leitura do livro de ensaios Made in África (1965) de Câmara Cascudo, no qual nos deparamos com um Cascudo leitor de Oscar Ribas e preocupado com os matizes africanos da cultura brasileira.
ASSUNTO(S)
oscar ribas oscar ribas macrossistema literário literary macrosystem câmara cascudo camara cascudo
Documentos Relacionados
- Alguns compassos. Câmara Cascudo e a música (1920/1960)
- Erudição e cultura popular na atividade intelectual de Luís da Câmara Cascudo
- Deíticos e anáforas pronominais em diálogos
- “Mário de Andrade da Câmara Cascudo”
- Psicodinâmica do Trabalho: um estudo sobre o prazer e o sofrimento no trabalho docente na Universidade Óscar Ribas