Canção e Dansa para contrabaixo e piano de Radamés Gnattali: aspectos históricos, estudo analítico e edição
AUTOR(ES)
Ricardo Pereira Rodrigues
DATA DE PUBLICAÇÃO
2003
RESUMO
Análise e edição de um importante marco na literatura da música brasileira para o contrabaixo, Canção e Dansa de Radamés Gnattali, com base nos manuscritos autógrafos de 1934 e 1982 e na partitura publicada pela FUNARTE em 1985. Inclui aspectos históricos sobre o compositor e sua relação com contrabaixistas, a obra estudada e o contexto da literatura de repertório do contrabaixo em geral. Não obstante sua simplicidade formal ao nível das macro-estruturas, Canção e Dansa apresenta recursos composicionais sofisticados, derivados da música popular brasileira e do jazz, em procedimentos harmônicos, motívicos e rítmicos, observáveis na parte do piano e do contrabaixo. A análise formal e estilística da obra consubstanciou as sugestões de arcadas e dedilhados incluídas na edição. Inclui um CD com uma gravação não comercial de Canção e Dansa e entrevistas com os contrabaixistas Sandrino Santoro e Renato Sbragia.
ASSUNTO(S)
musica para contrabaixo compositores brasileiros
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPH5GDocumentos Relacionados
- Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
- Radamés Gnattali: - "Suíte para quinteto de sopros" - Estudo analítico e interpretativo
- Os dez estudos para violão de Radamés Gnattali: uma análise
- Three piano waltzes of Radames Gnattali : an analytical-interpretive approach
- A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento