CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS DO VERGAMENTO DAS MADEIRAS DE Luehea divaricata, Carya illinoinensis E Platanus x acerifolia COMO SUBSÍDIOS PARA O MANEJO FLORESTAL. / TECHNOLOGICAL CHARACTERISTICS OF BENDING OF THE WOOD OF Luehea divaricata, Carya illinoinensis AND Platanus x acerifolia AS SUBSIDIES FOR THE FOREST HANDLING.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar as características do vergamento da madeira de plátano (Platanus x acerifolia), açoita-cavalo (Luehea divaricata) e nogueira-pecã (Carya illinoinensis) procedentes de florestas não-manejadas para este fim das regiões da Depressão Central e Encosta Superior do Nordeste do estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Foram abatidas cinco árvores adultas representativas de cada espécie e Região de estudo, das quais foram determinadas as características da forma do tronco como conicidade e índice de circularidade. No estudo definiu-se o ano de segregação dos lenhos juvenil/adulto por meio da variação radial de características anatômicas e de massa específica básica. As madeiras das espécies testadas foram vergadas em raios de 16 e 21 cm, com teor de umidade inicial de aproximadamente 14%, após cozimento em água fervente por 35 minutos. Para a qualificação dos defeitos de vergamento, foi seguida metodologia descrita por Vorreiter (1958). Os principais resultados indicam que o ano de segregação mais provável é o definido pela variação radial do comprimento da fibra que foi, respectivamente, 21, 16 e 14 anos para açoita-cavalo, nogueira-pecã e plátano. Quanto à qualidade do vergamento, os corpos-deprova do lenho juvenil vergaram surpreendentemente melhor que os corpos-de-prova do lenho adulto para os raios e espécies testadas. Dessa forma, não há grandes necessidades de um manejo florestal que diminua a quantidade de lenho juvenil. No entanto, o desdobro das toras deve ser feito respeitando a direção das fibras, assim evitando o principal defeito do vergamento observado (estilhaço). Na madeira de nogueira-pecã, foram observados os melhores resultados do vergamento independentemente do raio. Aparentemente, a porosidade em anel, característica da espécie, contribuiu para o resultado. Já as madeiras de açoita-cavalo e plátano, com porosidade difusa e com grande proporção de parênquima, apresentaram uma grande quantidade de peças defeituosas.

ASSUNTO(S)

wood quality recursos florestais e engenharia florestal açoita-cavalo tecnologia da madeira pecan sycamore plátano qualidade da madeira wood technology açoita-cavalo bending wood nogueira-pecã vergamento

Documentos Relacionados