Catita de K-Ximbinho na interpretação do saxofonista Zé Bodega: aspectos híbridos entre o choro e o jazz
AUTOR(ES)
Bernardo Vescovi Fabris
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais oriundos do jazz e do choro na obra Catita de Sebastião de Barros, o K-Ximbinho (1917-1980) e na sua interpretação pelo saxofonista José Araújo, o Zé Bodega (1923-2003), gravada no disco Saudades de Um Clarinete. A análise da partitura e da gravação é fundamentada por referenciais históricos e teóricos das práticas de performance do choro (ALMEIDA, 1999; SANTOS, 2001) e do jazz (GRIDLEY, 1987; HENRY, 1981). A influência mútua entre os elementos musicais identificados não impede que a obra seja reconhecida como choro, mas aponta para um fazer musical muito comum na música instrumental brasileira, observável tanto no nível da composição quanto da interpretação, que é o hibridismo de práticas populares sem que necessariamente um novo gênero musical seja criado. Este trabalho apresenta também a transcrição do solo de Zé Bodega em Catita e a partitura do choro Catita, a qual foi submetida a uma revisão harmônica.
ASSUNTO(S)
choro (musica) choro história e crítica belo horizonte jazz (música)
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YEN2DDocumentos Relacionados
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