CATOLICISMO POPULAR, COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE (CEBs) E MOVIMENTO SOCIAL: O CASO DA RESERVA EXTRATIVISTA CAZUMBÁ-IRACEMA / Popular catholicism, Christian Base Communities (CEBs), and the Social Movement of the Extrativista Reserve of Cazumbá-Iracema:

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Esta dissertação objetiva analisar as relações entre o catolicismo popular, as comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e movimento social na Reserva Extrativista CazumbáIracema (RESEX) nas comunidades Cazumbá, Cuidado e Granja, situadas no Rio Caeté (Acre). O trabalho abrange o seringal na sua macro e microestrutura, buscando compreender a multiplicidade da organização da RESEX, verificando como se deu a práxis do catolicismo popular, do catolicismo oficial e das CEBs nesse ambiente. A geração alternativa de renda familiar evidencia novos caminhos para fixar o povo na floresta (seringueiros). Este, organiza-se tanto no âmbito sócio-econômico como nas suas crenças, enfatizando os significados simbólicos das expressões de vida. Trata-se da configuração do novo tipo de ser humano da floresta ou a florestania (seringueiro) na Amazônia, especialmente no Rio Caeté, em Sena Madureira, município do Estado do Acre. O referencial teórico baseia-se na concepção da religião como elemento estruturado e estruturante no seio dos movimentos sociais.

ASSUNTO(S)

psicologia cebs popular catholicism resex seringueiro social movement catolicismo popular florestania resex cebs rubber tree workers movimento social forest

Documentos Relacionados